A panqueca americana, consumida geralmente no café da manhã ou lanche da tarde, é aquela massa mais fofinha que leva mel como molho, acrescentando um sabor doce e especial às panquecas.
Diferente da panqueca de frango brasileira, que geralmente é recheada e com molho por cima, a pilha de bolinhos americanos achatados e lambuzados de mel ou algum xarope delicioso, é simplesmente irresistível.
Existem dezenas de variações dessas receitas cada uma mais gostosa que a outra, inclusive versões diet para você arrasar ao fazer a sua panqueca americana. E você sabia que pode fazê-las em casa?
Então, nesse artigo eu vou te contar um pouco sobre a irresistível panqueca americana. Ainda temos receitas e dicas de como você pode fazer uma panqueca mais saudável e menos calórica. Fique comigo até o final.
Como surgiu a panqueca americana e o que ela tem de tão especial?
A irresistível panqueca americana, está tão enraizada no dia a dia dos norte-americanos que até parece ser uma invenção deles. Mas, não é.
Pois, existem relatos que datam de milhares de anos com várias receitas feitas à base de farinha de trigo assada em formato redondo e fino. Mas, como exatamente a panqueca surgiu e ficou tão famosa?
Os antigos gregos e romanos tinham costume de comer panquecas adoçadas com mel. Por outro lado, os ingleses tinham o hábito de comer os discos fritos de trigo temperados com especiarias, xerez, águas de rosas e maçãs.
Então, tudo começou no final do século XVIII, momento em que a receita chegou às colônias americanas. Conhecidas como bolo de enxada, as panquecas americanas eram feitas com farinha de trigo sarraceno ou farinha de milho, o tradicional fubá.
Um dos primeiros presidentes americanos, Thomas Jefferson, adorava as panquecas feitas pelo seu cozinheiro o francês Etienne Lemaire. Logo, essa preferência do presidente pelas panquecas contribuiu para a popularização do prato.
E com o passar dos anos elas passaram a ser servidas com coberturas, sendo a mais famosa delas o xarope de bordo. E você? Já ficou com água na boca?
A seguir você vai conhecer algumas variações da panqueca americana, e além disso eu vou te ensinar a fazer aquela panqueca perfeita.
Receitas e variações da Panqueca Americana
Lembrando que a base da panqueca americana doce é praticamente a mesma da salgada, mas na versão salgada você não coloca essência de baunilha.
Ademais, você pode ajustar o sal e o açúcar para ficar do jeito que você achar melhor. Confira as nossas receitas:
1. Panqueca americana
Panqueca Americana
Cuisine: AmericanaDifficulty: Fácil4
Porções15
minutes2
minutes215
kcal17
minutesVeja como é fácil fazer e também os ingredientes.
Ingredientes
· 1 ovo
· 2 colheres (sopa) de óleo
· 1 caixa de creme de leite
· ½ xícara de farinha de trigo
· 1 colher de fermento em pó
Instruções
- Coloque o ovo com o óleo e o creme de leite no liquidificador e bata tudo junto. Acrescente a farinha de trigo e o fermento e bata até ficar homogêneo.
- Em seguida unte uma frigideira com óleo, e despeje porções da massa no centro, sem espalhar. Quando começar a formar furinhos na superfície você vai virar a panqueca, deixando dourar do outro lado.
- Coloque a panqueca em um prato e faça o mesmo com o restante da massa. Enfim, Sirva
Video
Notas
- Viu como é fácil? Experimente agora mesmo!
Embora seja um alimento que te deixa com água na boca, a panqueca americana é muito simples de fazer. Veja.
2. Panquecas de leite moça
Outra panqueca americana sensacional que você pode preparar no conforto de sua casa, assim como a panqueca doce, é a panqueca de leite moça. Vamos lá?
Ingredientes
· 1 lata de leite condensado
· 2 xícaras de farinha de trigo
· ½ colher de fermento em pó
· 2 ovos
· ½ xícara de leite integral
· ½ colher de essência de baunilha
· 1 xícara de morangos picados
Modo de fazer
Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata, adquirindo uma massa homogênea. Igualmente a receita que você viu acima, em uma frigideira untada com óleo, coloque pequenas porções da massa de cada vez.
Frite-as de ambos os lados até que fiquem bem douradinhas. Sirva. Viu como é fácil? Mas, não para por aqui. Continue a leitura para aprender mais uma receita deliciosa de panqueca americana salgada.
3. Panqueca Americana salgada
Panqueca e queijo minas, uma combinação perfeita, não é mesmo. Confira então a deliciosa receita de panqueca americana salgada com queijo minas.
Ingredientes
· 1 xícara e meia de trigo
· 2 ovos batidos
· 1 xícara de leite
· 100 gramas de queijo minas picado
· 1 colher de manteiga derretida
· 2 colheres de fermento em pó
· 1 pitada de orégano
· Sal a gosto
· Manteiga para untar a frigideira
Modo de fazer
Em um recipiente misture a farinha com o sal e o fermento. Em outra vasilha, misture os ovos, o leite e a manteiga. Acrescente a mistura de leite à farinha com o sal e o fermento sem misturar em excesso.
Vale lembrar que o ponto da massa não deve ser muito líquido. Acrescente o queijo e o orégano e misture. Unte a frigideira com a manteiga e aqueça, colocando a massa no centro.
Vire a massa quando estiver dourada. Sirva com manteiga e requeijão.
4. Panqueca delícia da manhã
Fechamos as nossas receitas de panqueca americana, com uma receita saborosa de panqueca delícia da manhã. Confira:
Ingredientes
· 1 xícara de cereal sabor mel com amêndoas sem açúcar
· Meia xícara de farinha de trigo
· 1 colher de fermento em pó
· 2 ovos
· 1 pote de iogurte natural integral
· 3 colheres de manteiga
· 1 colher de açúcar
· 1 pitada de sal
· Manteiga para untar a frigideira.
Modo de fazer
Triture o cereal em um liquidificador, formando uma farinha. Misture com a farinha de trigo e o fermento e reserve. Em seguida, bata os ovos com o iogurte, a manteiga, o açúcar e o sal até ficar homogêneo e despeje sobre a mistura seca e mexa bem.
Aqueça uma frigideira antiaderente já untada com a manteiga e coloque uma porção da massa no centro. Frite até dourar os dois lados e bom apetite.
E para você que chegou até aqui continue a leitura, para saber se panqueca engorda e ainda se dá para fazer panqueca americana saudável.
Panqueca engorda?
Inicialmente, o caminho para engordar é quando geralmente você ingere muito mais calorias do que queima. A massa da panqueca americana leva farinha de trigo branca que possui um alto valor glicêmico.
Ou seja, é pobre em nutrientes e bastante calórica. Pois, ao passar pelo processo de refinamento que é a retirada da casca, as vitaminas, fibras e minerais são eliminados do trigo.
Desse modo, a farinha usada na panqueca causa uma breve sensação de saciedade, elevando os níveis de açúcar no sangue e diminuindo logo em seguida.
Sendo assim, você vai comer mais que o normal, contribuindo para o ganho de peso. Além disso, a farinha tem ação semelhante à do açúcar no seu organismo. Ou seja, eleva a taxa de glicose no sangue, fazendo com que seu apetite aumente.
Dá para fazer panqueca americana mais saudável e menos calórica?
Por fim, existem algumas versões mais leves de panquecas com ingredientes menos calóricos e mais nutritivos, e assim contribuem para a perda de peso.
Sendo assim, você pode aprimorar a sua massa de panqueca americana ou tradicional de forma que ela obtenha melhora nutricional apenas adicionando ingredientes com fibra alimentar, como:
· Aveia
· Granola
· Farinha de trigo integral.
Desse modo seu alimento vai adquirir mais fibras, que além de saudáveis também retardam a sensação de fome, previnem a constipação e controlam os níveis de colesterol.
E você, o que achou das nossas receitas de panqueca americana para deixar o seu café da manhã ainda mais caprichado? Já experimentou fazer alguma? Qual você mais gostou? Deixe nos comentários e não esqueça de compartilhar nossas dicas.
Até breve!