Comida Vegana, curiosidades e conceitos

Muitas pessoas nos dias de hoje estão procurando informações sobre a comida vegana. Sabe-se desde os antigos que o poder dos alimentos de origem vegetal podem tratar e reverter doenças. Sendo assim, a pessoa consegue conquistar novamente a saúde!

Se uma pessoa estudar e conseguir montar uma dieta vegana, e tiver um bom planejamento, poderá atender todas as necessidades do seu corpo. Toda faixa etária tem uma dieta vegana que promove o equilíbrio das necessidades de energia do corpo e da saúde em qualquer faixa etária.

A maioria das pessoas tem dogmas errôneos em relação à alimentação vegana. Pois, a dieta vegana é saudável e além de fornecer energia, mantém o corpo sempre limpo. Contudo, a maior dúvida de todas é a relação que muitos fazem sobre vegano e vegetariano, achando que é a mesma coisa e não é.

Comida Vegana é a base de frutos, verduras, legumes e algumas raizes

Existem muitos conceitos equivocados sobre nutrição vegana, mas a verdade é que uma dieta vegana

Veganos x Vegetarianos

O que é veganismo?

Em suma, o veganismo é uma filosofia de vida, atrelada a causa da proteção dos animais e seus direitos. Os veganos têm toda uma alimentação restrita de qualquer origem animal. A proteção dos animais se extende também á: rodeios, circos, zoológicos, teste em animais etc.

Os veganos procuram não usar e promover boicotes a pessoas ou empresas que buscam explorar os animais de alguma forma.

A culinária vegana é muito saudável e igualmente deliciosa

O que é vegetarianismo?

Como você pode ver, diferente do veganismo, o vegetarianismo não é uma filosofia de vida, nem de ativismo. Nele é retirado da alimentação todo tipo de carne além de todos os tipos de frutos do mar. Mas existem diversas variações de pessoas vegetarianas, vamos as principais:

Ovolactovegetarianismo: Nesta modalidade, ovo e leite e alguns produtos de origem animal são consumidos, onde somente carne não é permitida.

Lactovegetarianismo: Este tipo de modalidade não permite o consumo de leites e carnes, no entanto, é liberado o consumo de alguns outros tipos de produtos de animais, porém, é muito aderida na índia.

Ovovegetarianismo: Não é permitido nesta modalidade o consumo de carnes e produtos lácteos, porém somente ovos e vegetais.

Vegetarianismo semiestrito: Neste tipo de dieta todos os produtos de origem animal são proibidos, porém o mel é liberado.

Vegetarianismo estrito: Neste, veda-se por inteiro o consumo de ovos, produtos de origem animal, lácteo, mel, gelatina, carnes. Mesmo estrito, não se adere à causa da comida vegana.

Quais são as comidas que os veganos não comem?

A pergunta é muito simples: Não se consome nenhum tipo de produto que venha de origem animal. Além de que, não se consome nenhum tipo de carne ou derivado, porém, se adere a causa de proteção dos animais.

Porque vegano não come soja?

Não só os veganos não comem soja, como também os vegetarianos. Utiliza-se bastante como fonte de proteínas e fibras. Mas, hoje, depois de estudos, se sabe que ela é um alimento que deixa o sangue ácido. E sangue ácido é o ambiente perfeito para desenvolvimento de câncer, e outras doenças.

Porque vegano não come Arroz Branco?

Muitos dos veganos evitam de comer arroz branco por ter o aminoácido metionina, e por ser pobre em lisina. Já nos legumes isso é o contrário, sendo assim, preferem arroz integral por ter todas as propriedades ainda intactas.

espetinho de vegetal é muito comum na comida vegetariana

O que o vegano come no lugar da carne?

Os principais alimentos usados para substituir a carne são:

Tofu: Um dos principais alimentos usados para substituir a carne é o Tofu. Obtém-se através da fermentação da soja e é rico em minerais e proteínas como por exemplo: Cálcio, Magnésio, Fósforo.

Leguminosas: Outros ótimos substitutos para a carne são as proteínas de origem vegetal por serem ricas em minerais e proteínas, como por exemplo: ervilha, lentilha, soja, fava, e feijão.

Sementes: Os veganos procuram comer sementes cruas ou cozidas, para fornecer bastante proteína, como por exemplo: Chia, Girassol, Linhaça e Gergelim. Por serem ótimas fontes de todas as vitaminas do complexo B, Cálcio e de Ômega-3.

Cereais integrais: As vitaminas do complexo B e Ferro são as que mais se obtêm de cereais como: Aveia, Trigo, Amaranto, Quinoa, Arroz, Centeio, além de muita fibra inclusa.

Folhas verde-escuro: Escarola, Rúcula, Agrião, Brócoli e Couve.

Oleaginosas: Utiliza-se para se ingerir gorduras insaturadas, proteínas, fibras e antioxidantes. As mais consumidas são: Amêndoas, Nozes, Avelãs, Macadâmias, e Castanhas. Todas são ricas em Vitamina E, Complexo B e minerais, principalmente o Potássio e Magnésio.

Por que se aprofundar em comida vegana

Toda dieta à base de plantas promove saúde, e isso está se popularizando cada vez mais. Principalmente pois nos dias de hoje, com a informação na palma da mão, sabemos os seus grandes benefícios para a saúde.

A prevenção de doenças é o principal ponto-chave da comida vegana. Por isso, se você procura fazer a transição da sua alimentação atual para a filosofia do veganismo, recomendamos procurar ajuda de um profissional. Veja abaixo alguns livros sobre a comida vegana.

Deixe uma resposta