Comida Vegana, curiosidades e conceitos

Muitas pessoas nos dias de hoje estão procurando informações sobre a comida vegana. Sabe-se desde os antigos que o poder dos alimentos de origem vegetal podem tratar e reverter doenças. Sendo assim, a pessoa consegue conquistar novamente a saúde!

Se uma pessoa estudar e conseguir montar uma dieta vegana, e tiver um bom planejamento, poderá atender todas as necessidades do seu corpo. Toda faixa etária tem uma dieta vegana que promove o equilíbrio das necessidades de energia do corpo e da saúde em qualquer faixa etária.

A maioria das pessoas tem dogmas errôneos em relação à alimentação vegana. Pois, a dieta vegana é saudável e além de fornecer energia, mantém o corpo sempre limpo. Contudo, a maior dúvida de todas é a relação que muitos fazem sobre vegano e vegetariano, achando que é a mesma coisa e não é.

Comida Vegana é a base de frutos, verduras, legumes e algumas raizes

Existem muitos conceitos equivocados sobre nutrição vegana, mas a verdade é que uma dieta vegana

Veganos x Vegetarianos

O que é veganismo?

Em suma, o veganismo é uma filosofia de vida, atrelada a causa da proteção dos animais e seus direitos. Os veganos têm toda uma alimentação restrita de qualquer origem animal. A proteção dos animais se extende também á: rodeios, circos, zoológicos, teste em animais etc.

Os veganos procuram não usar e promover boicotes a pessoas ou empresas que buscam explorar os animais de alguma forma.

A culinária vegana é muito saudável e igualmente deliciosa

O que é vegetarianismo?

Como você pode ver, diferente do veganismo, o vegetarianismo não é uma filosofia de vida, nem de ativismo. Nele é retirado da alimentação todo tipo de carne além de todos os tipos de frutos do mar. Mas existem diversas variações de pessoas vegetarianas, vamos as principais:

Ovolactovegetarianismo: Nesta modalidade, ovo e leite e alguns produtos de origem animal são consumidos, onde somente carne não é permitida.

Lactovegetarianismo: Este tipo de modalidade não permite o consumo de leites e carnes, no entanto, é liberado o consumo de alguns outros tipos de produtos de animais, porém, é muito aderida na índia.

Ovovegetarianismo: Não é permitido nesta modalidade o consumo de carnes e produtos lácteos, porém somente ovos e vegetais.

Vegetarianismo semiestrito: Neste tipo de dieta todos os produtos de origem animal são proibidos, porém o mel é liberado.

Vegetarianismo estrito: Neste, veda-se por inteiro o consumo de ovos, produtos de origem animal, lácteo, mel, gelatina, carnes. Mesmo estrito, não se adere à causa da comida vegana.

Quais são as comidas que os veganos não comem?

A pergunta é muito simples: Não se consome nenhum tipo de produto que venha de origem animal. Além de que, não se consome nenhum tipo de carne ou derivado, porém, se adere a causa de proteção dos animais.

Por que vegano não come soja?

Não só os veganos não comem soja, como também os vegetarianos. Utiliza-se bastante como fonte de proteínas e fibras. Mas, hoje, depois de estudos, se sabe que ela é um alimento que deixa o sangue ácido. E sangue ácido é o ambiente perfeito para desenvolvimento de câncer, e outras doenças.

Porque vegano não come Arroz Branco?

Muitos dos veganos evitam de comer arroz branco por ter o aminoácido metionina, e por ser pobre em lisina. Já nos legumes isso é o contrário, sendo assim, preferem arroz integral por ter todas as propriedades ainda intactas.

espetinho de vegetal é muito comum na comida vegetariana

O que o vegano come no lugar da carne?

Os principais alimentos usados para substituir a carne são:

Tofu: Um dos principais alimentos usados para substituir a carne é o Tofu. Obtém-se através da fermentação da soja e é rico em minerais e proteínas como por exemplo: Cálcio, Magnésio, Fósforo.

Leguminosas: Outros ótimos substitutos para a carne são as proteínas de origem vegetal por serem ricas em minerais e proteínas, como por exemplo: ervilha, lentilha, soja, fava, e feijão.

Sementes: Os veganos procuram comer sementes cruas ou cozidas, para fornecer bastante proteína, como por exemplo: Chia, Girassol, Linhaça e Gergelim. Por serem ótimas fontes de todas as vitaminas do complexo B, Cálcio e de Ômega-3.

Cereais integrais: As vitaminas do complexo B e Ferro são as que mais se obtêm de cereais como: Aveia, Trigo, Amaranto, Quinoa, Arroz, Centeio, além de muita fibra inclusa.

Folhas verde-escuro: Escarola, Rúcula, Agrião, Brócoli e Couve.

Oleaginosas: Utiliza-se para se ingerir gorduras insaturadas, proteínas, fibras e antioxidantes. As mais consumidas são: Amêndoas, Nozes, Avelãs, Macadâmias, e Castanhas. Todas são ricas em Vitamina E, Complexo B e minerais, principalmente o Potássio e Magnésio.

Lanches e aperitivos da comida vegana

Se você está em busca de lanches e aperitivos da comida vegana, dê uma olhadinha nessa seleção que preparamos para você.

Hambúrguer vegetal da comida vegana

O hambúrguer vegetal com sabor e textura de carne é uma das receitas veganas preferidas para o lanche. E você sabe porque?

Existem muitas possibilidades para quem quer matar a vontade de comer hambúrguer mas sem consumir a proteína animal.

Algumas opções que se popularizam cada vez mais por garantirem sabor e textura iguais aos de carne ou de frango , são:

  • Soja;
  • Grão-de-bico;
  • Lentilha.

Basta providenciar pão, maionese e queijo  veganos e seu hambúrguer vegetal estará a um passo de ficar pronto.

Grão de bico assado 

O grão de bico assado e temperado com páprica doce é um dos petiscos da comida vegana mais fáceis de fazer.Para preparar é o seguinte:

  1. Separe a quantidade de grão de bico que você deseja, lave em água corrente e seque com uma toalha;
  2. Depois, espalhe em uma assadeira;
  3. Misture em uma vasilha três colheres de sopa de manteiga vegana ou azeite, uma colher de páprica doce, pimenta e sal a gosto;
  4. Despeje essa mistura sobre o grão-de-bico e asse por aproximadamente 30 minutos a 180°C até ficar bem douradinho.

Espetinho de salsicha vegana 

Se você quer ter um petisco colorido, fácil de fazer e que agrada a todos, o espetinho de salsicha vegana com azeitona e pimentão não pode faltar em seu cardápio vegano.

Saborosa, a salsicha vegana, tem sabor e textura iguais ao da proteína e combina superbem com ingredientes como azeitonas e pimentões.

Cozinhe a salsicha normalmente, tempere com as especiarias que você preferir e corte em rodelas. Em seguida, adicione aos palitinhos azeitonas sem caroços e os pimentões.

Enfim, deixe os molhos à disposição,como molho de alho e molho de ervas, por exemplo.

Chips de mandioca

Para quem gosta de um petisco rústico e saboroso, o chips de mandioca complementa o cardápio de aperitivos da comida vegana .

Para fazer esses chips de mandioca em casa você vai precisar apenas de mandioca sem casca, azeite,sal e pimenta-do-reino.

Esse petisco da culinária vegana é uma ótima opção para servir à mesa ao lado de qualquer outro aperitivo.

O chips de mandioca combina bem com qualquer receita e ainda fica com um sabor irresistível se você polvilhar salsinha por cima. Sem falar do visual rústico dos chips caseiros.

Dadinhos de tapioca de queijo vegano

O dadinho de tapioca é o aperitivo da comida vegana, ideal para servir com molho de pimenta. É um petisco fácil e gourmet que agrada a todo mundo.

Nos bares brasileiros, esse clássico é feito com poucos ingredientes. A receita tradicional leva queijo coalho. A nossa sugestão para você é usar um queijo vegano de sua preferência, pois o sabor ficará tão bom quanto o tradicional.

Isca de peixe vegano empanado 

Um aperitivo muito saboroso da comida vegana é a isca de peixe vegano empanado com maionese de tofu.

Apesar de ter peixe no nome, você pode encontrá-lo na versão vegetal, ou seja, sem nenhum tipo de carne na receita.

Geralmente a isca de peixe vegano é feita de soja, não contém derivados de ovo e leite, e possui sabor e aparência de peixe. Para deixar o aperitivo ainda mais delicioso, sirva com uma maionese tofu.

Doces típicos de comida vegana

Conheça algumas opções de doces típicos da comida vegana, pois a variedade é enorme e é possível agradar os mais diversos paladares. Muitas delas usam itens saudáveis, o que é bom  para quem deseja manter uma alimentação equilibrada.

Bolo vegano de maçã

O bolo vegano de maçã é uma receita de bolo simples da culinária vegana, mas que pode cair muito bem como sobremesa em qualquer dia.

Imagem mostra o bolo de maça que é uma iguaria da comida vegana
Rustic homemade cake with apple and cinnamon

Além da textura fofinha do bolo, seu gosto sensacional fica por conta de um delicioso recheio feito com pedaços de maçã.

Bolo de coco da comida vegana

O bolo de coco simples da culinária vegana, conta com uma deliciosa calda. Por isso, pode cair muito bem como sobremesa para aquele dia que você não tem muito tempo para ficar na cozinha

Pudim de chia e banana

Esse doce típico da culinária vegana, combina o sabor da banana com o da chia e coco. É um pudim fácil e rápido de ser preparado, mas que tem um gostinho suave pra lá de bom.

Além disso, você também pode servir o doce acompanhado por uma deliciosa bola de sorvete para uma opção mais incrementada.

Pavê da comida vegana

Esse doce típico da comida vegana é para quem gosta de sobremesas que combinam crocância e cremosidade na mesma mordida.

Além disso, você pode rechear o seu pavê vegano com morango, garantindo um toque mais azedinho à sobremesa.

Melhores ingredientes da culinária vegana

Existem vários tipos de ingredientes na culinária vegana, ficando à critério de cada pessoa escolher o que mais lhe agrada. Alguns alimentos podem ser incluídos na alimentação vegana por natureza, são eles:

  • Frutas;
  • Verduras;
  • Legumes;
  • Oleaginosas, como castanha e nozes.

Há também um segundo grupo de alimentos para substituir ovos, leite, e outros produtos de origem animal, como, por exemplo:

  • Tofu;
  • Queijo vegano;
  • Iogurte de soja;
  • Leite de amêndoas;
  • Macarrão sem ovos, entre outros.

Como cada vez mais pessoas estão aderindo o cardápio vegano em sua alimentação, há uma lista longa e surpreendente de produtos que se adequam a essa dieta.

Por que se aprofundar em comida vegana

Toda dieta à base de plantas promove saúde, e isso está se popularizando cada vez mais. Principalmente pois nos dias de hoje, com a informação na palma da mão, sabemos os seus grandes benefícios para a saúde.

A prevenção de doenças é o principal ponto-chave da comida vegana. Por isso, se você procura fazer a transição da sua alimentação atual para a filosofia do veganismo, recomendamos procurar ajuda de um profissional. Veja abaixo alguns livros sobre a comida vegana.

Perguntas frequentes sobre a comida vegana

Quais são as comidas de um vegano?

As comidas de uma pessoa vegana geralmente giram em torno de saladas, leites vegetais, cogumelos, grãos e sementes.

O que é uma refeição vegana?

Uma refeição vegana é aquela que utiliza apenas alimentos de origem vegetal como: cereais integrais, leguminosas, frutas, hortaliças, quinoa, tofu, entre outros.

Deixe uma resposta