Comida típica chilena, 10 opções deliciosas

A comida típica chilena é muito rica, uma vez que tem uma combinação da cozinha espanhola e indígena. No entanto, ainda faz uso de ingredientes típicos de outros locais, como da França, Reino Unido, Alemanha e Itália.

Ao falar sobre a comida típica chilena, quase que de automático se associa a variedade de frutos do mar. Afinal as terras chilenas abrigam espécies únicas de algas, moluscos, peixes e crustáceos, como também acontece na comida japonesa. Além do mais, também é o país do vinho.

cazuela é um sensacional prato típico chinelo e consiste em carne e legumes cozidos

Não à toa o país é um dos maiores produtores de vinhos, o qual também faz parte de sua gastronomia local. Por isso, nos tópicos seguintes, iremos falar sobre as principais comidas típicas chilenas. Confira abaixo!

Comida típica chilena

A comida típica chilena tem uma influência maior de povos indígenas e, por isso, os frutos do mar são o destaque desse tipo de gastronomia.

No entanto, ainda há várias outras opções, as quais iremos falar no decorrer dos tópicos seguintes.

Curanto

Trata-se de um prato que consiste em misturar diferentes carnes com batata. Aqui, fica a critério de quem vai preparar, mas no geral as carnes são: suína, bovina e peixes. Deve-se preparar no chão com 15 cm de profundidade.

No entanto, no local onde será preparado, deve-se depositar pedras em brasa e folhas aromáticas, as quais devem cobrir todos os ingredientes. Além do mais, todos eles devem ficar cozinhando por boas horas.

Ceviche

Não tem como falar sobre comida típica chilena e não citar o ceviche. Em suma, nada mais é que peixe cru, marinado em suco cítrico, que pode ser limão, lima ou leite de tigre. No entanto, o peixe pode vir acompanhado de lagosta, polvo ou camarão.

Cevich é um tradicional prato típico do chile e consiste em peixe cozido no suco de limão

Lomo a lo Pobre

É uma comida típica chilena com um preparo bem fácil, o qual é bem parecido com o PF aqui do Brasil. Nada mais é que filé mignon, coberto por ovos e batata frita. Contudo, é possível substituir o filé por lombo nesse prato de comida fácil de fazer até para inciantes na cozinha.

Pastel de Choclo

Não, não é pastel de chocolate! Na verdade, trata-se de um bolo de milho, mas salgado. Deve-se fazer com milho muito bem ralado ou moído, até chegar ao ponto de pasta ou purê. Feito isso, é só acrescentar manjericão fresco.

Empanadas

A sua base é uma massa de farinha de trigo ou purê de mandioca. No entanto, os recheios podem ser dos mais diferentes tipos. Contudo, o mais comum é o pino, o qual leva azeitonas, uvas-passas, ovos cozidos e carne moída. Estas iguarias são ícones da comida típica chilena.

Empanadas é um prato típico do chile e consiste em um pastel grande e recheado com carne

Cazuela

É um ensopado à base de carne bovina ou peixe. Fora isso, ainda leva vegetais, arroz, farinha de milho e caldo de batata. Também existe a versão cazuela-de-vaca. Esse, leva mais ingredientes, como aipo, alho-poró, abóbora, maçaroca, cenoura, pimentão, orégano, páprica etc.

cazuela é uma iguaria da comida chilena

Chacarero

É um pouco parecido com o nosso x-tudo. Contudo, o sanduíche tem como recheio carne bovina ou suína, pimenta e tomate. Além do mais, pode levar feijão-verde, maionese e ají verde, que é um tipo de molho de pimenta. Então é um delicioso prato da comida típica chilena.

Chacareiro é um hamburguer chileno delicioso sem dúvidas uma iguaria da comida chilena

Chupes um ícona da comida típica chilena

Também é um ensopado, mas que deve ser servido em uma torta e preparado com carne vermelha, peixe, frutos do mar, frango ou tripas de cordeiro. Deve-se preparar em uma panela de manteiga quente, cebola e batata. Mas, antes de servir, mistura-se creme de leite fresco.

Além do mais, o cozinheiro ainda deve adicionar caldo de galinha, tomates e água fervente. Esse processo é importante para deixar a textura mais agradável, cremosa e saborosa.

Porotos granados

Essa é uma comida típica chilena vegetariana que, por levar ingredientes calóricos, é ótimo para manter a temperatura corporal. Ela leva amendoim, cebola, erva aromática, milho e outros legumes para engrossar o ensopado. No inverno, pode-se substituir o milho por macarrão.

Carbonada

Outro ensopado, mas que dessa vez é feito com trufas de zapallo, milho branco ou verde e carnes diversas. Fora isso, o comum é que se sirva a carbonada com batatas fritas, para deixar tudo ainda mais suculento.

Além do mais, antes de ir à mesa, o cozinheiro deve colocar alguns condimentos na receita, como tomilho, cebola, salsa, pimenta, alho e orégano.

Conclusão sobre a comida típica chilena

A comida típica chilena é deliciosa e vale a pena demais a pena experimentar essas iguarias quando fizer aquela viagem ao Deserto do Atacama no Chile ou até mesmo na capital do país. A variedade de pratos únicos nesta culinária agrada diferentes paladares como também acontece na comida típica do Ceará. Então é uma culinária de sensacional, caso tenha a oportunidade não deixe de experimentar essas iguarias.

Deixe uma resposta