Comida típica chilena, 10 opções deliciosas

A comida típica chilena é muito rica, uma vez que tem uma combinação da cozinha espanhola e indígena. No entanto, ainda faz uso de ingredientes típicos de outros locais, como da França, Reino Unido, Alemanha e Itália.

Ao falar sobre a comida típica chilena, quase que de automático se associa a variedade de frutos do mar. Afinal as terras chilenas abrigam espécies únicas de algas, moluscos, peixes e crustáceos, como também acontece na comida japonesa. Além do mais, também é o país do vinho.

cazuela é um sensacional prato típico chinelo e consiste em carne e legumes cozidos

Não à toa o país é um dos maiores produtores de vinhos, o qual também faz parte de sua gastronomia local. Por isso, nos tópicos seguintes, iremos falar sobre as principais comidas típicas chilenas. Confira abaixo!

Comida típica chilena

A comida típica chilena tem uma influência maior de povos indígenas e, por isso, os frutos do mar são o destaque desse tipo de gastronomia.

No entanto, ainda há várias outras opções, as quais iremos falar no decorrer dos tópicos seguintes.

Curanto

Trata-se de um prato que consiste em misturar diferentes carnes com batata. Aqui, fica a critério de quem vai preparar, mas no geral as carnes são: suína, bovina e peixes. Deve-se preparar no chão com 15 cm de profundidade.

No entanto, no local onde será preparado, deve-se depositar pedras em brasa e folhas aromáticas, as quais devem cobrir todos os ingredientes. Além do mais, todos eles devem ficar cozinhando por boas horas.

Ceviche

Não tem como falar sobre comida típica chilena e não citar o ceviche. Em suma, nada mais é que peixe cru, marinado em suco cítrico, que pode ser limão, lima ou leite de tigre. No entanto, o peixe pode vir acompanhado de lagosta, polvo ou camarão.

Cevich é um tradicional prato típico do chile e consiste em peixe cozido no suco de limão

Lomo a lo Pobre

É uma comida típica chilena com um preparo bem fácil, o qual é bem parecido com o PF aqui do Brasil. Nada mais é que filé mignon, coberto por ovos e batata frita. Contudo, é possível substituir o filé por lombo nesse prato de comida fácil de fazer até para inciantes na cozinha.

Pastel de Choclo

Não, não é pastel de chocolate! Na verdade, trata-se de um bolo de milho, mas salgado. Deve-se fazer com milho muito bem ralado ou moído, até chegar ao ponto de pasta ou purê. Feito isso, é só acrescentar manjericão fresco.

Empanadas

A sua base é uma massa de farinha de trigo ou purê de mandioca. No entanto, os recheios podem ser dos mais diferentes tipos. Contudo, o mais comum é o pino, o qual leva azeitonas, uvas-passas, ovos cozidos e carne moída. Estas iguarias são ícones da comida típica chilena.

Empanadas é um prato típico do chile e consiste em um pastel grande e recheado com carne

Cazuela

É um ensopado à base de carne bovina ou peixe. Fora isso, ainda leva vegetais, arroz, farinha de milho e caldo de batata. Também existe a versão cazuela-de-vaca. Esse, leva mais ingredientes, como aipo, alho-poró, abóbora, maçaroca, cenoura, pimentão, orégano, páprica etc.

cazuela é uma iguaria da comida chilena

Chacarero

É um pouco parecido com o nosso x-tudo. Contudo, o sanduíche tem como recheio carne bovina ou suína, pimenta e tomate. Além do mais, pode levar feijão-verde, maionese e ají verde, que é um tipo de molho de pimenta. Então é um delicioso prato da comida típica chilena.

Chacareiro é um hamburguer chileno delicioso sem dúvidas uma iguaria da comida chilena

Chupes um ícona da comida típica chilena

Também é um ensopado, mas que deve ser servido em uma torta e preparado com carne vermelha, peixe, frutos do mar, frango ou tripas de cordeiro. Deve-se preparar em uma panela de manteiga quente, cebola e batata. Mas, antes de servir, mistura-se creme de leite fresco.

Além do mais, o cozinheiro ainda deve adicionar caldo de galinha, tomates e água fervente. Esse processo é importante para deixar a textura mais agradável, cremosa e saborosa.

Porotos granados

Essa é uma comida típica chilena vegetariana que, por levar ingredientes calóricos, é ótimo para manter a temperatura corporal. Ela leva amendoim, cebola, erva aromática, milho e outros legumes para engrossar o ensopado. No inverno, pode-se substituir o milho por macarrão.

Carbonada

Outro ensopado, mas que dessa vez é feito com trufas de zapallo, milho branco ou verde e carnes diversas. Fora isso, o comum é que se sirva a carbonada com batatas fritas, para deixar tudo ainda mais suculento.

Além do mais, antes de ir à mesa, o cozinheiro deve colocar alguns condimentos na receita, como tomilho, cebola, salsa, pimenta, alho e orégano.

Lanches e aperitivos da comida típica chilena

Pastel de choclo chileno

Esse aperitivo da comida típica chilena, trata-se de uma torta salgada de milho. Geralmente, a torta é recheada com carne moída ou frango.

Esse prato é bem simples de fazer e sua montagem lembra o escondidinho brasileiro.

Sopaipilla

As sopaipillas, parecem uns pãezinhos simples, porém, fritos. Esses pãezinhos são feitos com uma mistura de abóbora, manteiga e farinha e achatados em círculos.

Trata-se de uma comida de rua chilena tradicional encontrada em todo país. Além de ser muito versáteis, também podem ser doces ou salgados.

Tradicionalmente, é consumido como um lanchinho da tarde.

Completo

Esse aperitivo é o típico cachorro-quente do Chile com pão, salsicha, chucrute, tomate picado e abacate, formando uma espécie de purê coberto com maionese.

Vale muito a pena experimentar essa versão do cachorro-quente chileno. Ele é muito diferente do que estamos acostumados no Brasil.

Humitas

Esse é um dos pratos mais antigos da comida típica chilena. É bastante similar a pamonha do Brasil.

A base dessa preparação é uma massa de milho bem temperada com cebola, alho e manjericão, embrulhados nas folhas da espiga de milho e servidos.

Imagem mostra humitas que é um tradicional prato da comida tipica do chile

Doces típicos do Chile

Alfajores Chilenos

Os alfajores fazem o maior sucesso no Chile, assim como na Argentina. É uma verdadeira bomba calórica, que fica ótimo com chá ou café.

A receita original leva doce de leite. O doce é preparado com hojarascas, um tipo de bolacha, e em seguida é recheado com doce de leite.

Sémola con leche

A sémola con leche é uma das sobremesas mais populares da comida típica chilena. À primeira vista parece um pudim de leite, mas não é.

O doce é feito com leite, casca de laranja, clara de ovo, canela, açúcar, baunilha e sêmola.

A sêmola con leche é encontrada facilmente nos supermercados ou, ainda em qualquer restaurante típico.

Torta Mil Hojas

A torta de mil camadas é um dos clássicos postres chilenos.É encontrada nos aniversários, confeitarias e restaurantes.

As camadas da torta são folhas preparadas com farinha de trigo ou biscoitos cream-cracker e recheadas com doce de leite ou marmelada.

Torta tres leches

Esse doce da culinária chilena, é um tipo de bolo tradicionalmente latino americano. Leva três tipos de leite:

·         Leite;

·         Creme de leite;

·         Leite condensado.

O doce é coberto com merengue e ainda apresenta a variação chamada quatro leches, quando é acrescentado doce de leite à receita.

Você pode comprar em supermercados, docerias e restaurantes, tanto a torta inteira quanto apenas um pedaço

Leche nevada é bem popular na comida típica chilena

Esse doce com base de leite, é coberto por merengue. Por ser uma sobremesa caseira, dificilmente você vai encontrá-la em comércios. Exceto no cardápio de algum restaurante típico.

Bebidas tipicas do Chile

Vinho

É impossível falar de bebidas típicas do Chile sem falar dos vinhos. O país é famoso por suas vinícolas famosas e produtoras de rótulos bastante desejados.

Imagem mostra o tradicional vinho chileno

A bebida é uma das mais tradicionais do Chile, oferecendo várias opções de marcas e preços e ganhando inclusive das cervejas.

Suco de framboesa

Muitas pessoas afirmam que o suco de framboesa do Chile é um dos melhores do mundo.

O suco de chirimoya, cujo aspecto lembra a fruta do conde, também é muito conhecido no Chile. Seu gosto é doce e suave.

Cerveja é famosa na comida típica chilena

A cerveja pode até ser menos popular que o vinho, mas também é muito consumida no Chile. A maioria, é produzida à base de milho.

Criada na cidade de Valparaíso em 1850, a cristal está entre as mais vendidas.

Licor de oro

Essa bebida típica do Chile é feita com soro de leite e aguardente, aos quais são adicionados açafrão e casca de limão.

Cola de Mono

Essa bebida é muito consumida nas festas de fim de ano do norte do país. Ela é feita de leite, café, aguardente, açúcar e especiarias, como casca de laranja, cravo e canela.

Ingredientes comuns da culinária chilena

A culinária chilena, preserva muitas tradições de seu povo. Ela vem de um conjunto de ingredientes trazidos pelos colonos de seus países.

Em sua preparação são usados vários tipos de ingredientes, como peixes, frutos do mar e carne, que dão um sabor todo especial aos pratos.

A forte presença da influência da culinária europeia também garante uma deliciosa mistura de sabores.

Cada região do Chile, conta com características diferentes quando o assunto são pratos típicos.

Os pratos da culinária chilena são de comer rezando. Os chilenos também são apaixonados por vinho. E não é por menos, pois a bebida fabricada no país tem fama internacional

Enfim, a comida do Chile é muito variada e saborosa. Vale a pena experimentar de tudo um pouco.

Origem da comida típica chilena

A comida chilena, bem como de todos os países da América do Sul, recebeu influências de vários países e povos diferentes.

Portanto, possui traços marcantes da colonização espanhola. O uso de vários temperos são tradições herdadas pelos colonizadores. Os pratos são variados e cheios de sabor.

Por todo país, também percebe a influência da cozinha europeia nas misturas das comidas típicas locais.

Logo, os alimentos, trazidos pelos imigrantes, se fundiram a outros, se transformaram e sobreviveram através do tempo, onde ganharam contribuições da culinária dos chilenos nativos.

Enfim, a atua comida chilena se originou dessa grande mistura. Entre esses imigrantes estão:

·         Árabes;

·         Britânicos;

·         Italianos indianos;

·         Espanhóis.

Os espanhóis, no que lhe concerne, trouxeram costumes como o uso da carne de porco, do frango, e de temperos como cebola e alho, entre outros.

Perguntas frequentes sobre a culinária chilena

Qual é o prato principal do Chile?

O prato principal do Chile é a Cazuela. O prato chileno trata-se de um delicioso ensopado à base de carne de boi ou de peixe, com vegetais, caldo de batata, arroz e farinha de milho.
Em todas as regiões do país o prato é consumido tradicionalmente durante o almoço dos chilenos.

Como é a alimentação no Chile?

A comida chilena deriva principalmente da combinação da cozinha espanhola, da cultura indígena mapuche chilena e ingredientes locais.
Posteriormente, teve influências importantes de outras cozinhas europeias como da Alemanha, Itália, Reino Unido e França.

O que não pode deixar de comer no Chile?

Ao viajar pelo Chile você não pode deixar de comer qualquer prato “a lo pobre”. Todos os pratos a lo pobre vem acompanhados de batata, cebolas e ovos fritos. É bom demais

Conclusão sobre a comida típica chilena

A comida típica chilena é deliciosa e vale a pena demais a pena experimentar essas iguarias quando fizer aquela viagem ao Deserto do Atacama no Chile ou até mesmo na capital do país. A variedade de pratos únicos nesta culinária agrada diferentes paladares como também acontece na comida típica do Ceará. Então é uma culinária de sensacional, caso tenha a oportunidade não deixe de experimentar essas iguarias.

Deixe uma resposta