Comida típica do Pará, 10 opções de dar água na boca

Ao falar de comida brasileira raiz, é bem provável que a grande parte das pessoas logo associem a comida típica do Pará. Afinal de contas, a comida paraense trata-se de uma culinária que se baseia bastante na cultura indígena. Então, veremos 10 pratos típicos do Pará deliciosos.

Peixes de água doce são muito consumidos na comida típica do Pará

Contudo, a comida típica do Pará é muito rica e diversa, uma vez que também tem influência de outros países, como Portugal e África do Sul. Ou seja, é uma comida que representa muito bem a história do nosso país.

Por isso, ao experimentar alguma comida típica do Pará, também se está provando uma parte da história da construção do nosso país. Então, para você entender um pouco mais sobre essa gastronomia, iremos falar com mais detalhe a seguir.

Comida típica do Pará

A comida típica do Pará tem como base vários ingredientes oriundos da Amazônia. Por isso, é comum que haja peixes, pato, caranguejo, camarão e frutas nativas. A exemplo, de comida paraense, podemos citar:

  • Bacaba;
  • Cupuaçu;
  • Pupunha;
  • Piquiá;
  • Açaí;
  • Tucumã etc.

Além disso, é comum que se faça os alimentos em panelas de barro ou assados em moquens. Mas, dentre as principais comidas típicas do Pará, podemos citar os seguintes:

Tapioca

Esse é um alimento presente na vida de grande parte dos brasileiros. No Pará, é possível encontrar a tapioca para acompanhar um açaí ou mesmo para servir a “tapioquinha”, que nada mais é que a goma umedecida, que deve ser levada à frigideira. Então este sem dúvidas é um dos melhores pratos típicos do Pará.

A tapioca é muito comum na comida paraense

Torta de cupuaçu

Essa é uma fruta muito versátil, a qual pode ir em drinks, sucos, vitaminas e sobremesa, o que acontece nesse caso. Para tal, a massa deve ser feita com biscoito de maisena e recheio de cupuaçu, mas em forma de geleia. Ainda deve-se cobrir com suspiro e adicionar castanha-do-Pará, que é um dos melhores ingredientes da comida típica do Pará

Bolo de macaxeira

Para preparar esse alimento, deve-se ralar a macaxeira crua e bater a massa com ovos, coco ralado, erva doce e açúcar. Fora isso, é possível adicionar leite condensado e, tradicionalmente, é possível finalizar com coco ralado e servir como café.

O bolo de macaxeira é um dos pratos típicos da comida do pará

Pratos com peixes de água doce

O Pará tem muitos rios, os quais têm espécies únicas de peixe, como: tambaqui, filhote, Pirarucu etc. Por isso, é muito comum que haja pratos que tenham como base esses tipos de peixes. Eles podem ser cozidos, fritos, com molhos, grelhados ou mesmo com crosta de ervas.

peixe frito é uma iguaria da culinária do Pará

Maniçoba

Nada mais é que a famosa feijoada paraense, uma vez que leva quase que os mesmos ingredientes que a feijoada comum. A única grande diferença é que, nesse caso, leva maniva, que nada mais é que a planta da mandioca. Essa iguaria que é um ícone da comida paraense também é muito consumida na comida baiana.

Contudo, essa é uma planta que tem ácido cianídrico, o qual é venenoso. Por isso, a folha deve ficar alguns dias cozinhando, a fim de perder essa característica. Feito isso, deve-se adicionar linguiça, costela, toucinho, orelha e pé de porco. Enfim é um dos melhores pratos da comida típica do Pará.

Açaí

No Pará, o açaí é um pouco diferente do que no restante do Brasil. Isso acontece porque ele pode ser servido com farinha, grãos ou peixes. E, como não leva adição de fruta, xarope nem nada do tipo, a fruta mantém o gosto forte, cor mais encorpada e textura cremosa.

Tacacá

Esse é um prato que tem origem indígena. Em suma, ele é feito com base de goma de tapioca, camarão, folhas de jambu e tucupi. Trata-se de um caldo quente, com bastante pimenta. Esse é um dos pratos que mais representa a comida típica do Pará

Caruru

É uma espécie de pirão, mas feito com quiabo, camarão seco, chicória, alfavaca, farinha de mandioca e dendê. Fora isso, no Pará, é comum que se sirva o caruru com algum tipo de molho de pimenta e arroz. Mas, fora do estado, alguns comem sem acompanhamento.

Pratos com caranguejo

Trata-se de uma proteína muito comum no Norte, haja vista que é bem fácil de encontrar em praticamente qualquer mercado. No entanto, a forma mais comum de consumir a proteína é a casquinha. Mas, também é possível adicionar no arroz e sopa. Apesar de ser um dos pratos típicos do Pará essa iguaria é também uma iguaria da comida cearense.

Pratos com caranguejo são bem comuns na comida típica do Pará

Pato no tucupi

Ao falar de comida típica do Pará, com certeza esse prato é o que vem na mente de grande parte das pessoas. O tucupi é um caldo amarelo, o qual é extraído da mandioca e tem um sabor azedo. Por isso, a sua combinação ideal é com carnes, peixes e, em especial, com o pato.

Conclusão sobre a comida típica do Pará

A comida do Pará é deliciosa e com a comida mineira eu diria ser as melhores do Brasil. Vale demais a pena experimentar essas iguarias da comida paraense que muitas vezes são preparadas com ingredientes da amazônia. Enfim quando tiver oportunidade, experimente e me fale aqui nos comentários o que achou.

  • Caso esteja no Pará saiba que há muito o que fazer em Belém, porém por lá o melhor é a culinária, sem dúvidas.

Deixe uma resposta