Comida Italiana, curiosidade e melhores pratos

Sendo considerada a mãe da gastronomia do ocidente, a comida Italiana é uma das mais ricas do mundo. Pois, ela é conhecida por ingredientes específicos e característicos usados tipicamente ou regionalmente.

A culinária italiana é a derivação da gastronomia de muitos povos que visitaram a península itálica ao longo dos séculos. Contudo, ao passarem por lá, deixaram a sua marca e contribuição no desenvolvimento da culinária desse país de cultura marcante.

Macarrão é um dos  melhores pratos típicos da italia

O império e da culinária Italiana

Uma das maiores marcas dos impérios italianos foi o comércio de mercadorias, o que fez com que todos os povos da Europa, África contribuíssem para sua diversificação. Sendo assim, fez com que ela se tornasse uma das culinárias mais enriquecidas de temperos e ingredientes do mundo todo.

A comida Italiana e sua Geografia

A Itália tem um território pequeno, mas isso não impediu que a culinária italiana se desenvolvesse com vários pratos típicos. Uma das maiores características é que ela muda de região para região ou vilarejo para vilarejo dentro da própria Itália.

O país conta com diversos fatores que ajudaram nisso, principalmente as condições como: clima, território e formações históricas. Se a comida italiana é o que é, é devido a esses vários fatores, o que a fez ter essa grande diversidade mesmo com cidades muito próximas.

Contudo, o que não dá para negar é que a culinária italiana é magnífica e insuperável. A começar que antes do próprio prato típico ser servido, ela começa com o AntiPasti (Pratos Antes da Comida). Servem-se saladas, verduras e pratos leves.

Em seguida, servem os primeiros pratos com massa, polenta e arroz, acompanhados de pescados, hortaliças e carnes. E, para finalizar, servem sobremesas com frutas ou frutas da estação, por exemplo. Vale lembrar que a depender da época do ano, esses pratos podem ser diversificados entre quentes e frios.

A Culinária Italiana e os Vinhos

Existem, nos dias de hoje, cerca de mais de 200 vinhos italianos catalogados, e cada um é apropriado para um prato, ocasião e para proporcionar um determinado prazer. Sendo assim, é bem difícil que algum prato não venha acompanhado de um bom vinho.

São reconhecidos mundialmente junto aos vinhos franceses como um dos melhores em termos de diversidade e qualidade, por exemplo. Algumas pessoas gostam após apreciar um bom vinho e degustar um bom café.

Principais Pratos da comida Italiana

Selecionamos os 5 principais pratos da comida italiana conhecidos mundialmente para você saber um pouco mais, são eles:

Lasagna ou Lasanha

Os ingleses contestam essa propriedade, mas os italianos ficaram com a fama desde sempre. Ela é um prato muito consumido no mundo todo, principalmente por ser irresistível e calórico. O mais comido no Brasil é a Lasanha à Bolonhesa ou Bolognesa.

Lasanha é um dos melhores pratos típicos da comida italiana

Este prato em terras tupiniquins leva: massa, molho de tomate, muito queijo e bastante carne moída. No mundo todo se encontra inúmeras formas de receita deste prato Ítalo. As pessoas procuram várias com: Berinjela, Bacalhau, Frangos, Calabresa e outros itens mais… até itens com leite “rsrs”.

Pizza

A famosa e mundialmente conhecida Pizza é uma briga eterna… Pois, os povos Hebreus, egípcios e outros reivindicam por essa invenção maravilhosa. O que se sabe é que na cidade de Nápoles se criaram as melhores técnicas e formas de preparo, além de sabores usados até hoje.

pizza é um ícone da gastronomia italiana

Os principais países capitalistas do mundo consomem pizza, e esta, chegou até eles devido a grande imigração ítalo que aconteceu nos séculos passados, como, por exemplo: Brasil, Argentina e Estados Unidos.

Macarrão à Bolonhesa ou Bolognesa

A famosa cidade de Bolonha, conhecida famosamente com carinho e respeito, como cidade dos gordinhos, foi a que mais exportou ao mundo comidas típicas italianas. Mas o que todo mundo fala é que a verdadeira Bolonhesa gostosa é a Brasileira, o simples macarrão com carne moída ao molho.

Risoto

Se tem um prato típico que não falta em todos os países do mundo é o Risoto. O significado dessa palavra é Arroz Pequeno, ou Pequeno Arroz. No mundo todo, já se perdeu a conta de quantos milhares de formas e sabores o risoto adquiriu.

risoto é uma iguaria da culinária italiana

Os principais sabores encontrados no Brasil são: calabresa, costela, pequi e variantes de queijos. Mas em alguns países, pasmem, encontra-se o gosto de “Fungos” “rsrs”. Mas, nada se compara ao feito a base de açafrão conhecido como “risotto alla milanese”.

Gelatto

Como você pode ver nesta matéria, a Itália em si, dentro dos seus limites, tem variados pratos típicos. Sendo um país muito rico de diversidade culinária regionalmente. Se viajar para a Itália ou ir em uma sorveteria com este nome na composição, já saiba, ali vende “sorvete”.

Não se sabe ao certo quem foi o povo que criou o sorvete, no entanto, a Itália teve grande importância na sua popularização. O que se sabe é que, comprovadamente, o cone do sorvete foi inventado pelos italianos.

Os gelattos mais comuns na Itália são: Mascarpone e Pera, Nocciole, Pistacchio. Se viajar para lá, já sabe alguns gostos a provar, hein?

Conclusão sobre os pratos da comida italiana

Um povo alegre, expressivo e apaixonante. Que deu origem a muitas comidas difundidas no mundo todo. A Itália é um país fascinante, principalmente na culinária. Vale a pena conhecer o país e provar as suas iguarias. Por fim veja abaixo um pouco mais sobre essas iguarias.

Deixe uma resposta