Comida típica da Inglaterra

Ao falar de comida típica da Inglaterra, grande parte das pessoas logo imagina uma variedade de chás. De fato, os britânicos possuem essa cultura, mas a verdade é que a sua gastronomia é muito mais rica do que alguns imaginam.

A Inglaterra é muito rica na produção de alguns temperos. Não é à toa que, com o passar do tempo, a sua culinária tem se reinventado e trazido pratos cada vez mais sofisticados e que realmente valem muito a pena experimentar.

Não é raro encontrar pessoas que não são muito fãs desse tipo de gastronomia. No entanto, trata-se de uma culinária um tanto injustiçada, uma vez que está cercada por países como a França, Itália e Portugal, os quais tem uma culinária bem forte.

Mas, se você quer conhecer um pouco mais sobre quais são as comidas típicas da Inglaterra, é só conferir os tópicos seguintes.

Comida típica da Inglaterra

Quem vai visitar a Inglaterra, sabe que não pode deixar de experimentar o famoso chá das cinco com biscoitos. Mas, ainda que essa seja uma cultura muito rica no país, a verdade é que há várias outras comidas que você não pode deixar de experimentar.

Então, se você quer entender um pouco mais a respeito da comida típica da Inglaterra, basta conferir a nossa seleção a seguir.

Fish and chips

Esse é um prato tão comum quanto o famoso chá. E, apesar de ser um alimento simples, a sua riqueza está na construção de sabor. Em suma, nada mais é que um peixe empanado, o qual deve ser acompanhado de batatas fritas.

imagem mostra o Fish and Chips que é um prato típico da Inglaterra e muito consumido por lá

No entanto, no geral, o peixe empanado deve ser o bacalhau ou haddock, temperado com sal e vinagre de malte. Esse é um prato tão comum que se estima que são vendidos mais de 300 milhões de fish and chips todos os anos.

Por ser um alimento rápido, é mais comum ver à venda em barraquinhas. Contudo, há alguns restaurantes que também servem o prato, um pouco mais sofisticado.

Full english breakfast

O café da manhã inglês é bem famoso devido a sua abundância de alimentos. Por isso, se você vai visitar o país, não pode deixar de experimentar esse prato, o qual também é um grande clássico. Também chamado de Fry up, trata-se de um prato bem pesado, com bastante fritura.

Foto do Full english breakfast que é uma opção de comida típica da Inglaterra para o café da manha com várias opções de proteinas

Esse café da manhã leva linguiça, ovo frito, tomate grelhado ou frito, bacon, feijão assado, molho de tomate, cogumelo refogado, torrada e black pudding, uma espécie de chouriço feito com banha e sangue de porco. Enfim um dos melhores pratos da comida típica da Inglaterra.

Scones é uma iguaria na comida típica da Inglaterra

Nada mais é que pequenos pães, também chamados de quick breads. Eles são famosos devido ao fato de não levar fermento biológico na sua formulação. Mas, como não são muito doces, é comum que ele seja servido com geleia de morango e clotted cream, um tipo de nata.

Foto do scones que é um pão sem fermento muito popular na comida típica da Inglaterra

A depender do local que você for consumir, o pão pode vir acompanhado com uvas passas na massa, o que confere um gosto ainda mais peculiar. Neste prato da comida típica da Inglaterra o sabor incrível está garantido.

Bubble and squeak

Se você é do tipo de pessoa que detesta desperdício de comida, com certeza vai adorar a ideia deste prato. O bubble and squeak são rodelas feitas à base de sobras de vegetais que foram cozidos no dia anterior.

Repolho, cenoura e ervilha são os principais exemplos de reaproveitamento. Deve-se misturar os vegetais com purê de batatas, temperados com pimenta, ervas frescas e servido com ovo frito ou com a carne que sobrou do dia anterior.

Wellington beef

Segundo consta a história, o prato remete ao primeiro duque de Wellington, enquanto outros afirmam que o nome advém de um chef inglês. Mas, independente disso, o bife Wellington é um pedaço bem generoso de carne, envolvida em massa folhada.

O mais comum é utilizar um filé mignon, mas com uma camada de foie gras. O ponto da carne deve ser rosado, e sempre acompanha um molho que, geralmente, é à base de vinho tinto. Algumas variações trocam o foie gras por presunto parma, cogumelos ou purê.

Cornish pasty

O British Pasty, como também é conhecido, é oriundo da Cornualha, o qual remete bastante ao pastel de forno brasileiro ou às empanadas argentinas. Mas, nesse caso, a massa é feita com farinha. Em relação ao recheio, pode ser de carne, cebola e batatas ou mesmo com swede, uma espécie de nabo. Assim sendo, este prato é um dos melhores pratos da comida típica da Inglaterra.

Imagem do cornish que é um prato oriundo da cornualha e uma excelente opção de comida típica da Inglaterra

Steak and Ale Pie

Esse prato nada mais é que uma torta de carne cozida na cerveja, o qual é bem comum nos pubs ingleses. A receita tradicional é uma massa leve e um recheio bem temperado. Contudo, deve ser encorpado com queijo, cebola, ervas frescas, cenoura, bacon e cerveja escura.

Yorkshire Pudding

É bem diferente dos pudins do Brasil. Na verdade, são espécies de bolinhos, com uma massa leve que remete um pouco ao suflê. Fora isso, na grande maioria das vezes, eles devem ser cobertos por algum molho que acompanha o prato principal.

Yorkshire puddins é um pudim que mais parece um pão. Ele é muito consumido na Inglaterra

Conclusão sobre a comida típica da Inglaterra

De fato vale a pena demais experimentar a comida típica da Inglaterra que é deliciosa. E aqui sempre aconselhamos a experimentar novas comidas, desde que estejam coerentes com seus princípios seja. Caso tenha gostado, deixei o artigo abaixo para te inspirar mais um pouco.