No nordeste do Brasil, mais especificamente na Bahia existe um prato típico chamado Bobó de Camarão. Ele é uma mistura de diversos sabores e etnias, e é um dos pratos típicos da Bahia mais tradicionais. Essa contribuição tem origem lá na África.

Sim, a origem do bobó de camarão não é do Brasil. Nesta matéria iremos te contar um pouco da história, curiosidades e uma receita para você fazer e se deliciar!

Porções

4

porções
Tempo de Preparo

30

minutes
Tempo de Cozimento

10

minutes
Calorias / porção

254

kcal
Tempo Total

1

hour 

10

minutes

Veja os ingrediente e o modo de preparo dessa receita de bobó de camarão simples e fácil.

Ingredientes

  • 500 gramas de camarão;

  • Alho;

  • Cebola;

  • Leite de Coco;

  • Tomate;

  • 1 quilo de mandioca;

  • Temperos (sal, pimenta e outros).

Instruções

  • Antes do preparo do bobó em si, procure fazer com que a mandioca fique cozinhando. Ela é necessária para se fazer o purê.
  • Ao terminar, amasse-a e bata no liquidificador com um pouco da água do cozimento até ficar cremosa.
  • Refogue o camarão em uma frigideira com alho e cebola, e vá adicionando os demais ingredientes até que o camarão fique macio.
  • Adicione o tomate picado, e o leite de coco com os temperos. O cozimento deve levar o máximo de 5 minutos.
  • Em seguida, pegue o purê de mandioca preparado e misture-os até que fiquem homogêneos. Novamente, vá mexendo e não deixe passar de 5 minutos.
  • Isso irá evitar que fique algo grudado no fundo da panela e deixe o prato com sabor de queimado.

Video

Notas

  • Viu como é simlples preparar um delicioso bobó de camarão?

O que é o bobó de camarão?

Basicamente ele é um prato a base de camarão, super cremoso. Ele leva alguns ingredientes que o incrementam, como a mandioca e o leite de coco. Isso garante que o prato tenha um sabor único e marcante.

Tendo sua origem na África e sendo aprimorado no Brasil, hoje ele é um prático típico Afro-Brasileiro. Sua característica cremosa, leva camarões refogados e alguns temperos. Após a mistura com a base de leite de coco, adiciona-se mandioca e mais alguns ingredientes.

Este prato típico é muito comum de se ver na Bahia e no Brasil todo!

O que significa o Bobó de Camarão?

Resumidamente, é um prato típico da Bahia. Ele é feito com camarão, um cozido em papa, com purê, azeite de dendê e temperos.

Qual a origem deste prato típico do nordeste?

Este prato é considerado sagrado por muitos.

Muitos consideram esse prato algo sagrado, principalmente por sua origem e ligação com as etnias afro-brasileira.

Ela levou influências indígenas também na sua forma de preparação. Seu nome em africano é “Ipatê”, a diferença é a base, onde se deve usar o Inhame ao invés do Aipim.

Até chegar em terras brasileiras, ele sofreu modificações características da terra tupiniquim. A receita comumente encontrada no Brasil já é a adaptada aos costumes e ingredientes encontrados aqui.

Ao servir o Bobó de Camarão, é como prato principal, e leva poucos acompanhamentos como por exemplo o Arroz Branco.

Mas, isso não restringe que ele possa ser usado como prato de acompanhamento de outro principal.

Quais os tipos de bobó de camarão?

É bem fácil encontrar o Bobó de Camarão com modificações em diversos estados brasileiros. Essas adaptações são para agradar os costumes e habitantes locais.

Sendo que hoje se encontra principalmente em Buffets de Churrascarias.

Quando procuramos receitas de Bobó de Camarão no sudeste do Brasil, por exemplo, elas são feitas com azeite de oliva ao invés do famoso Azeite de Dendê.

Já no Sul, por exemplo, é retirado da receita o leite de coco.

Muitas pessoas procuram fazer o bobó de camarão com vários tipos de purês. Na receita original africana é usado o Inhame, mas a brasileira leva ou purê de batata ou mandioca. Não é incomum encontrar ele com mandioquinha e servido na moranga.

A História do bobó de camarão

Sua origem remonta ao século XVII, trazido pelos imigrantes africanos, onde tornou-se popular dentro da culinária brasileira e sofreu suas modificações. 

Se você for ao Nordeste irá encontrar ele, pois tornou-se uma iguaria da gastronomia local.

Na antiguidade o inhame imperava nas receitas, mas ao receber a mandioca, ele tornou-se mais consumido por ser algo que o Brasileiro consome e gosta.

O seu purê é preparado através de batata, mandioca, ou mandioquinha amassada e batida no liquidificador.

Sendo uma das maiores contribuições gastronômicas da Bahia, ele se espalhou pelo país, e hoje é preparado pelos principais chefs e restaurantes 5 estrelas.

Inclusive, a maioria dos turistas que viaja para a Bahia requisita esse prato em restaurantes.

A Influência Africana na Bahia

Se hoje a cultura baiana é rica, tudo isso se deve à influência africana. Ela é tão forte, que vai desde a comida até a cozinha, por exemplo. Isso fez da Bahia, o estado que mais influenciou a cultura nordestina.

A maioria das receitas do estado tem essa influência, onde o Bobó de Camarão é uma delas.

Mas, esse prato de origem africana usa muito azeite de dendê e pimenta. Ele se popularizou na Bahia pois lá é comum encontrar o camarão a preços baixos.

Imagem mostra um delicioso bobó de camarão.

Localmente é adicionado coentro e mandioca. Dificilmente ao ir à Bahia você não encontra ele em algum restaurante.

Sua fama hoje é mundial, sendo preparado até por restaurantes franceses. Claro, com as suas modificações locais.

No Rio de Janeiro, por exemplo, é usado o Azeite de Oliva, mas não se deixa escapar o gosto por pimenta. Já os encontrados em São Paulo não levam em seu preparo pimentas fortes.

Mas, saindo do nordeste do Brasil, a cultura de consumo de leite de coco não é muito grande. Não sendo comum encontrá-lo sendo feito com este ingrediente.

Quem consumiu os vários tipos dizem que o feito na Bahia é o que tem melhor sabor, mas assusta os desavisados por causa da pimenta.

Poucas pessoas sabem, mas a receita original africana não leva pimenta. Mas, como o consumo da pimenta na Bahia é comum, não estranhe ao consumir qualquer coisa lá. Quase tudo leva pimenta, e isso não seria diferente com o Bobó de Camarão.

Sendo assim, ao fazer um tour gastronômico na Bahia, esteja preparado para encontrar muita coisa apimentada.

Viu como é simples? Esse prato é prático e rápido de ser feito, não tendo muito segredo. Isso o fez tornar-se popular em cidades litorâneas devido a facilidade de encontrar seus ingredientes. 

Em sua viagem pelo nordeste brasileiro não deixe de experiemtar esse delicioso prato, muito encontrado também entre os pratos típicos do Ceará acompanhado com Leite de Coco e Azeite de Dendê. Você vai amar!