O cardápio do seu restaurante é mais que uma lista de itens que você vende.
É um guia para os clientes decidirem o que comprar. Com um pouco de paciência e esforço, você pode melhorar seu cardápio para convencer os clientes a comprar determinados itens, escolher tamanhos maiores e provar suas últimas promoções.
Os gerentes precisam saber o que estão fazendo quando criam um cardápio e, porque certos fatores fazem com que os clientes gastem mais.
- Veja também: comida saudável e barata é possível?
5 fatores para considerar ao fazer o cardápio do restaurante
Antes de redesenhar seu cardápio, considere estes cinco fatores que podem fazer ou quebrar suas metas de vendas para o próximo trimestre.
Promova a venda de itens específicos com fotos
A maioria das pessoas são aprendizes visuais e respondem à estimulação visual.
Ver uma foto da refeição apetitosa que eles estão pensando em pedir pode convencê-los a comprá-la.
Você não apenas pode melhorar o cardápio do restaurante adicionando imagens a ele, mas também pode testar a promoção de refeições específicas incluindo imagens delas em vez de outras.
Se você está tentando vender um item de menu específico, uma imagem de alta qualidade pode atrair os clientes a comprá-lo mais.
Melhore o cardápio do seu restaurante com títulos descritivos
Existem certas palavras que os clientes respondem quando leem um cardápio.
Termos como fresco, orgânico, crocante, picante e salgado fornecem informações sobre a comida que estão prestes a pedir enquanto provocam uma resposta emocional.
Considere às duas descrições abaixo:
Salada com rúcula, tomate, pepino e bacon.
Salada de fazenda com rúcula fresca, tomate, pepino e bacon crocante.
Adicionar algumas palavras descritivas faz com que o item de cardápio pareça mais atraente e de maior qualidade.
Além de apresentar adjetivos em sua sinalização digital, considere alterar os nomes para expressar melhor seu tema.
Usando o mesmo exemplo acima, uma salada de fazenda soa mais orgânica e rústica do que simplesmente chamá-la de salada.
Este título funcionaria para uma cadeia sulista rápida e casual, independentemente de uma casa de fazenda realmente ter algo a ver com a comida.
Um pouco de criatividade pode ajudar os clientes a se agarrarem às memórias associadas à comida e convencê-los a comprar sua comida com base em suas emoções, não apenas em seus estômagos e carteiras.
Invista em placas de sinalização digital
Uma maneira de melhorar constantemente o cardápio do seu restaurante é com a sinalização digital.
Mais restaurantes casuais rápidos estão adotando essa opção para economizar dinheiro em taxas de impressão e adotar a flexibilidade que vem com o conteúdo digital.
Algumas razões para considerar a mudança para o digital incluem:
- Ser capaz de atualizar o conteúdo com melhores designs e layouts.
- Teste diferentes layouts de maneira fácil e acessível para ver o que funciona.
- Remova os produtos fora de estoque para evitar confusão do cliente e gerenciar o estoque.
- Você não precisa manter as opções de café da manhã, almoço e jantar o dia todo. Você pode alterar o conteúdo do seu cardápio em diferentes momentos do dia usando o time-parting.
- Seus clientes podem ler e entender claramente seu cardápio.
Mesmo as empresas que têm um cardápio relativamente estático sem alterar os especiais. Ou opções diferentes ao longo do dia podem se beneficiar da sinalização digital.
Os cardápios digitais permitem que as marcas melhorem constantemente e criem designs que expandem seus negócios. O interessante também é ir mensurando o resultado com anotações, para isso pode-se usar cadernos personalizados para empresas, pois eles cumprem bem a função de anotação.
Preste atenção em como os olhos do seu cliente viajam
Além de garantir que o conteúdo do cardápio seja claro e fácil de ler. Existem alguns truques que você pode implementar para convencer os clientes a comprar itens com altas margens de lucro para o seu restaurante.
Por exemplo:
Os clientes tendem a ler um cardápio do restaurante começando pelo canto superior direito. Tornando este um local privilegiado para a colocação de pratos.
Colocar seu prato mais caro no primeiro lugar pode aumentar as vendas, enquanto faz o resto de seus pratos parecerem mais acessíveis em comparação.
Pois, um terço dos clientes pensa em pedir o primeiro prato que vê.
Atualize seus menus com itens sazonais e especiais
Itens sazonais e especiais aumentam o tráfego de pedestres e incentivam os clientes a comprar itens com preços mais altos.
Quando os clientes percebem que têm um tempo limitado para comprar um item, provavelmente farão um esforço para parar e apreciá-lo enquanto durarem os estoques.
O Shamrock Shake do McDonald’s e o McRib são dois exemplos-chave disso.
Mesmo promoções mensais ou semanais podem incentivar seus clientes regulares a se afastarem de seus itens de menu normais e considerarem comprar algo novo, mais caro ou sazonal.
A chave para vender esses itens é a colocação. Ao apresentar os itens especiais de forma proeminente perto do canto superior direito do seu cardápio do restaurante ou criar um cartaz, ou cartaz especial para ele. Pois, os donos de restaurantes podem garantir que seus clientes sejam informados sobre os novos itens e estejam ansiosos para experimentá-los.
- Veja também: como usar o realçador de sabor
- Veja também: Lista de nomes para empresas de alimentos