O Sushi é uma das receitas orientais mais conhecidas, sendo que seu consumo é bastante comum no Brasil. Sendo considerado um ícone da culinária e cultura japonesa.
Mas, você sabe como é o seu modo de preparo ou mesmo a sua receita? É sobre isso que iremos falar no decorrer deste artigo.
Qual é a história do sushi?
Em suma, a história desse prato remonta há mais de 1300 anos. Indo na contramão da origem japonesa, os primeiros sushis surgiram nos países situados no Sudeste Asiático, em especial na Malásia e Tailândia.
No entanto, os primeiros indícios de consumo do sushi no Japão surgiu apenas no ano 700, sendo que advinha da China.
Entretanto, as técnicas de cultivo foram avançando aos poucos. Tanto é que foi apenas a partir do século XVII que começou a colocar vinagre no arroz, de modo a encurtar o período de preservação.
A partir disso, acabou surgindo o tipo “oshizushi”, onde se cobria o arroz, o qual era temperado com vinagre e peixe cru.
Além de tudo, junto com a história do sushi, acabou surgindo também a necessidade de os japoneses e chineses conservarem o peixe cru.
É por essa razão que uma das primeiras técnicas que os chineses criavam consistia em colocar as camadas de filés dentro de um barril de madeira.
Em seguida, era preciso cobrir com sal e pressionar as camadas com uma pedra. De forma resumida, um cozinheiro japonês de nome “Yohei” serviu o peixe cru enrolado no arroz, sem ter esperado a fermentação.
Desde então, essa iguaria acabou se tornando muito popular em Ozaka, sendo que rapidamente chegou ao oriente como alga.
Mas, foi entre 1603 e 1868 que os sushiman passaram a servir o peixe sob o arroz, e não a descartar. Foi aí que surgiu o nigirizushi, que é um dos mais famosos.
Primeiro “sushiman”
Apesar da técnica ter avançado ao longo dos anos, foi apenas no século XVIII que surgiu o primeiro sushiman da história, cujo nome era Hanaya Yohei.
Foi ele o responsável por criar o sushi mais popular hoje em dia, que é o nigirizushi. Ele era feito com um bolinho de arroz de sushi, mas incrementava uma fatia de peixe.
O intuito desse prato era para consumo imediato, o qual poderia ser feito tanto com as mãos quanto com o hashi.
Mas, como na época não existiam refrigeradores, era preciso marinar os peixes em molho de soja ou vinagre.
Tipos de sushis
Ao falar sobre a comida japonesa, logo a grande maioria das pessoas remete aos sushis, uma vez que eles são bastante conhecidos.
Entretanto, você sabia que existe mais de um tipo? É sobre isso que iremos falar a seguir.
Makizushi
De todos, esse é o mais famoso aqui no Brasil. Ele pode possuir diferentes tipos de peixes e vegetais, sendo que ainda leva ovo e arroz.
Para o preparo, deve-se enrolar todos os ingredientes em uma folha de nori, um tipo de alga marinha que foi desidratada.
Mas, dentre os tipos de makizushi, existem os seguintes:
- Futomaki: trata-se de uma versão um pouco maior, sendo que ela pode conter diversos ingredientes dentro de um único sushi;
- Hosomaki: um pouco mais fino, sendo que o nori fica na parte externa, na grande maioria das vezes com um recheio.
- Temaki: tem forma de cone, o qual é enrolado com as mãos.
Nigirizushi
Trata-se de um sushi prensado com as mãos, basicamente. Por isso, ele consiste em um pequeno bloco de arroz de sushi, com um pequeno toque de wasabi e peixe.
Dentre os peixes mais usados, estão o atum, polvo e salmão. Mas, no Japão, ainda é possível encontrar um nigiri com ovo grelhado, bem parecido com o omelete.
Chirashizushi é o sushi espalhado
Nada mais é que o sushi espalhado, isto é, ele é servido em um prato com vários ingredientes juntos. Ele também pode acompanhar arroz, que costuma ficar na parte de baixo.
Inarizushi
É um pacote pequeno feito de tofu, sendo que ele é recheado com arroz de sushi. Entretanto, algumas variações possuem pacotes feitos de omelete fino.
Sushi: tipos, origem e receitas deste prato maravilhoso
Cuisine: JaponesaDifficulty: Difícil8
porções1
hour20
minutes40
minutes30
kcal2
hoursAgora veremos os ingredientes e as instruções para fazer este prato.
Ingredientes
Para o arroz, você vai precisar de:
2 xícaras de chá de arroz japonês;
2 xícaras de chá de água.
Para o tempero do arroz, você pode utilizar os seguintes ingredientes:
1/2 xícara de chá de vinagre japonês para o sushi;
1/2 colher de café de sal;
1 e 1/2 xícaras de chá de açúcar;
1 colher de café de realçador de sabor.
Para, para o sushi de verduras, é preciso:
1 xícara de água;
3/4 de xícara de açúcar;
1/4 xícara de shoyu;
15 vagem;
Gengibre cortado em tiras;
1 saquinho de tempero à base de peixe bonito;
1 cenoura cortada em tiras, mas no sentido do comprimento.
Além de tudo isso, para poder fazer a montagem, será necessário 1 pacote de nori, que são as algas.
Instruções
- Para fazer o preparo do arroz, é preciso colocar o arroz e água em uma panela. Depois, é só levar ao fogo até cozinhar.
- Assim que levantar fervura, basta mexer e abaixar um pouco o fogo, deixando-o mais brando.
- Em relação ao preparo do tempero, misture todos os ingredientes em uma única tigela. Ao fazer isso, vá misturando aos poucos o arroz cozido. Não esqueça de ir provando aos poucos para ver o tempero.
- Além do mais, reserve 1 colher de sopa de tempero para poder fechar os sushis.
- Para as verduras, coloque todas elas em uma panela, com exceção do gengibre. Deixe tudo cozinhar até que fiquem macios. Assim que desligar o fogo, basta escorrer.
- Montagem
- Para a montagem, você pode obter ajuda de uma esteira própria para poder enrolar o sushi. Nesse caso, coloque o nori com o lado que brilha para dentro.
- Com o arroz frio, comece a preencher o nori, mas tenha o cuidado de deixar pelo menos dois dedos do nori sem preencher.
- No centro, coloque 2 tiras de cenoura, 2 de vagem e algumas tiras de gengibre. Passe um pouco do tempero que usou para o arroz bem na região em que não preencheu com o arroz.
- Enrole do sentido em que está o arroz para o sentido em que não há arroz, de modo que ele grude. Tire a esteirinha e corte, com mais ou menos 2 dedos de espessura cada.
Video
Notas
- Viu como é interessante a montagem do sushi.