A salada de grão de bico é uma opção saudável e saborosa para quem busca uma alimentação equilibrada e nutritiva. Afinal de contas, esse prato é rico em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, além de ser uma excelente fonte de energia para o corpo.

Além disso, a salada de grão de bico é fácil de preparar e é possível servir como prato principal ou até mesmo como um acompanhamento.

Mas, se você ainda tem algumas dúvidas sobre esse prato, e gostaria de entender melhor sobre ele, basta continuar a sua leitura nos próximos tópicos e conhecer muito mais sobre essa iguaria da comida árabe.

Receita de salada de grão de bico

 Receita de salada de grão de bico

Cuisine: Oriente MédioDifficulty: Fácil
Porções

5

Porções
Tempo de Preparo

40

minutes
Tempo de Cozimento

30

minutes
Calorias

180

kcal
Tempo Total

1

hour 

10

minutes

Veja abaixo os ingredientes e como fazer

Ingredientes

  • 2 xícaras de grão de bico cozido

  • 1 cebola roxa picada

  • 1 pimentão vermelho picado

  • 1 pimentão amarelo picado

  • 1 tomate picado

  • 1 pepino picado

  • 1/2 xícara de azeitonas pretas picadas

  • 1/2 xícara de salsinha picada

  • 1/2 xícara de hortelã picada

  • 2 colheres de sopa de azeite

  • 2 colheres de sopa de suco de limão

  • Sal e pimenta a gosto

Instruções

  • Modo de preparo
  • Em uma tigela grande, misture o grão de bico cozido, a cebola roxa, os pimentões, o tomate, o pepino e as azeitonas pretas.
  • Adicione a salsinha e a hortelã picadas e misture bem.
  • Em outra tigela, misture o azeite, o suco de limão, o sal e a pimenta a gosto.
  • Despeje a mistura de azeite sobre a salada de grão de bico e misture bem.
  • Leve a salada para a geladeira por pelo menos 30 minutos antes de servir.
  • Sirva a salada de grão de bico gelada e aproveite!

Video

Notas

  • Viu? É bem fácil.

Variações da receita

Assim como a maioria das receitas na cozinha, é possível fazer algumas adaptações. Portanto, é possível substituir os pimentões e o tomate por outros legumes de sua preferência, como cenoura, abobrinha, beterraba, etc. Assim cada país costuma ter algumas modificações, como também acontece na comida marroquina.

Mas, para uma opção mais completa, você pode adicionar proteínas, como frango desfiado, atum, ovos cozidos, etc.

Caso queira uma opção vegana, basta retirar as azeitonas pretas e adicionar mais legumes e ervas frescas. Ou ainda pode fazer um sensacional waffle de grão de bico.

Imagem mostra uma deliciosa salada de grão de bico

O que é o grão de bico?

Em suma, o grão de bico nada mais é que uma leguminosa muito nutritiva, que se utiliza amplamente na culinária de diferentes países.

Ele é rico em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, sendo considerado um alimento muito saudável e benéfico para o organismo.

Além disso, ele é versátil e pode ser utilizado em diversas receitas, como sopas, ensopados, saladas, hummus, entre outras.

Ele é um ingrediente bastante acessível e é muito fácil de encontrar em diversos mercados ou mesmo algumas feiras.

Seu sabor é suave e levemente adocicado, o que o torna um ingrediente muito versátil na culinária. Por isso, é uma ótima opção para quem busca uma alimentação saudável e saborosa.

Qual é a origem da salada de grão de bico?

Não se sabe com muita exatidão a origem da sala de grão de bico, uma vez que essa receita é muito antiga. Por conta disso, a sua criação pode ter sido em diferentes partes do mundo.

No entanto, é possível que essa salada tenha surgido no Oriente Médio, onde ele é um ingrediente muito comum na culinária.

Desde então, a salada se tornou popular em todo o mundo e muitos apreciam por sua praticidade, sabor e valor nutricional.

Hoje em dia, existem diversas variações dessa receita, que podem incluir diferentes tipos de legumes, ervas e temperos, de acordo com as preferências e tradições culinárias de cada região.

Quais são os benefícios da salada?

A salada de grão de bico é uma opção de comida saudável, gostosa, nutritiva e extremamente fácil de se preparar.

Agora, dentre os principais benefícios que essa receita pode oferecer, mencionamos as seguintes:

  1. Fonte de proteína: o grão de bico é uma excelente fonte de proteína vegetal, que é essencial para o crescimento e reparação dos tecidos do corpo. Por isso, a salada de grão de bico é uma ótima opção para quem segue uma dieta vegetariana ou de comida vegana.
  2. Rico em fibras: como o grão de bico é rico em fibras, ele acaba ajudando a regular o trânsito intestinal e previne doenças como constipação e diverticulite. Além disso, as fibras ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue e reduzem o risco de doenças cardiovasculares.
  3. Baixo teor de gordura: a salada de grão de bico é uma opção de baixa caloria e baixo teor de gordura, o que a torna uma excelente escolha para quem busca uma alimentação saudável e equilibrada.
  4. Rico em nutrientes: o grão de bico é rico em nutrientes como ferro, cálcio, magnésio e vitaminas do complexo B, que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.
  5. Pode ajudar na perda de peso: a salada de grão de bico é uma opção de baixa caloria e rica em fibras, o que ajuda a reduzir a fome e controlar o apetite. Por isso, ela pode ser uma aliada na perda de peso e na manutenção de uma dieta saudável.

Esses são apenas alguns dos benefícios da salada de grão de bico. Além disso, ela é uma opção muito versátil e pode ser adaptada de diversas maneiras, de acordo com as suas preferências e necessidades.

Que tal incluir a salada de na sua dieta e aproveitar todos os benefícios desse prato delicioso e nutritivo?

Tem que tirar a casca?

Não é necessário retirar a casca do grão de bico, mas isso pode ser feito se você preferir uma textura mais macia na sua salada.

A casca do dele é rica em fibras e nutrientes, por isso, deixá-la na salada pode trazer ainda mais benefícios para a saúde.

No entanto, algumas pessoas podem ter dificuldade em digerir a casca, o que pode causar desconforto gastrointestinal.

Se esse for o seu caso, então a nossa dica é que você tente retirar a casca antes de preparar a salada, de modo a evitar qualquer problema.

Para retirar a casca , basta deixá-lo de molho em água fria por algumas horas e, em seguida, esfregar suavemente para remover a casca.