A culinária Mexicana é muito rica, e devido a isso não se sabe ao certo de onde vem alguns pratos. E um exemplo disso são as tortilhas mexicanas.
O que se sabe é que ela possui um patrimônio culinário riquíssimo e de muitas tradições. Tal fato, está diretamente relacionado às civilizações pré-colombianas.
Ela também tem sua origem nos povos do novo mundo e nas miscigenação com os indígenas. e isso pode ser refletido nos temperos e ervas que os pratos mexicanos levam. Os principais pratos temperados são:
- Burritos;
- Enchiladas;
- Tacos mexicano e os com base no milho: Chilli e feijão.
A gastronomia mexicana varia de acordo com a região do país. Ao sul, a gastronomia mexicana é famosa pela galinha picante, e principalmente por alimentos ricos em legumes. Já ao norte do país, as receitas têm sua base em carne de boi e carne de cabra.
E hoje eu vou te contar a história das tortilhas mexicanas consumidas em todo México e populares em várias partes do mundo, especialmente nos EUA.
Qual é a origem das tortilhas mexicanas?
Você sabe como surgiu as tortilhas mexicanas? O milho é um vegetal que é considerado sagrado para os povos do antigo México e até alguns atualmente.
As tortilhas mexicanas são feitas a base do milho, sendo chamado por muitos de “Pão Mexicano”. Elas derivam-se do espanhol.
A palavra “Tortilha” significa: “Torta”, chamado de bolo redondo. Sabe-se que a história das Tortilhas são de muitos séculos, e em seus primeiros relatos, os utensílios de barro eram usados.
Em suma, trata-se de um alimento considerado muito saudável, por fornecer gordura e proteína, fornecendo energia ao corpo.
É costume dos mexicanos de usar as tortilhas como placas, e muitas das vezes como colheres e garfos. Veja:
3000 aC
Houve escavações em muitos locais do México onde foi descoberto que próximo a 3000 a.C existiam povos que viviam em serras das montanhas do México que hidrolisavam gramas para fazer milho.
O desenvolvimento do milho se deu principalmente com as civilizações astecas e maias.
Os Índios e o Processo de Moagem do Milho
Ainda segundo essas escavações, foi descoberto que muitas tribos antigas de índios do México já tinham processo com o milho.
Eles usavam pedra e pilão para moer os grãos de milho, e fazer farinha principalmente para consumo de atole ou mingau de milho.
Conquista Espanhola em 1519
Até antes de 1519 os astecas eram o povo com a cultura dominante, e eram conhecidos como “Meso-Astecas”. Mas, em 1519 os astecas foram rendidos pelos espanhóis. Isso fez com que eles dominassem o México, e o fizeram pensando justamente na exploração das riquezas como o Ouro.
Eles enviaram o ouro encontrado para a Espanha, mas não foi só esse tesouro que eles encontraram. Eles encontraram um tesouro alimentício muito grande.
Principalmente alimentos ligados ao milho. Quando encontraram as tortilhas mexicanas seu nome original era “Tlaxcalli”, mas resolveram mudar devido a sua forma.
Relatos no livro de Bernardino de Sahagún
Durante esse período de conquista do México um padre franciscano, conhecido como Bernardino de Sahagún resolveu ir ao México, mais especificamente à Nova Espanha.
Lá ele começou a registrar todos os costumes culturais, comportamentais e alimentares do país, por exemplo.
Ao retornar da viagem, ele produziu um livro com o nome “História Geral das Coisas da Nova Espanha”, que foi lançado em 1529.
Nesse livro ele descreve muito da história culinária dos Astecas, onde o uso de milho e as tortilhas mexicanas já eram muito presente.
A história das Tortilhas mexicanas na década de 40 até 60
Nesse período começou a revolução industrial, e como resultado da chegada dos motores a gás e elétricos, a tortilha se difundiu. Principalmente porque agora ela podia ser produzida em grandes quantidades.
Isso acelerou a moenda dos grãos de milho, acelerando a produção de massa em grande escala a partir de 1940.
Até a década de 1960 ela ainda era feita manualmente, mas com a chegada das máquinas isso mudou. Elas passaram a fazer tortilhas mexicanas quase que completamente de forma muito rápida.
A Indústria da Tortilha Contemporânea
Segundo o site Tortilla.com a Associação da Indústria de Tortilla estima que o negócio de Tortilhas somente nos Estados Unidos, cresceu muito. inclusive, nos dias de hoje ela roda cerca de $7 Bilhões de Dólares anualmente somente lá.
Isso inclui as tortilhas, e todos os subprodutos: tacos, batatas fritas de pacote e conchas. Inclusive mesmo não sendo a comida típica dos EUA as tortilhas são consumidas por com uma frequencia bem grande.
Tortilhas mexicanas e Guacamole
Dizem que essa a combinação mais tradicional e perfeita que existe para se comer com tortilhas mexicanas, é adicionando o Guacamole.
Normalmente prepara-se panquecas de 15 a 20 centímetros. As mais tradicionais são assadas com um disco de barro ou ferro chamado “comal” ou fritas.
O Guacamole é também um dos principais pratos de consumo na culinária Mexicana. Ele é um molho de abacate com cebola e normalmente é servido junto com as tortilhas. Essa combinação é muito saborosa e o Guacamole pode levar outras coisas em sua composição, como por exemplo:
- Alho;
- Suco de Limão;
- Chilli;
- Coentro.
Pode-se ainda consumi-la com saladas e camarão.
Segundo alguns estudiosos da cultura mexicana, se tirasse o antigo costume, as tortilhas mexicanas surgiriam de qualquer forma. Principalmente, porque os espanhóis precisavam de farinha de trigo para o pão, mas somente contavam com a farinha de milho.
E dessa forma, só poderiam fazer esse prato. E assim, passaram a consumi-lo e até mudaram o seu nome.
Receita de Tortilhas Mexicanas Com Guacamole
Tortilhas Mexicanas: Origem e receita
Cuisine: MexicanaDifficulty: Fácil6
Porções50
minutes10
minutes200
kcal1
hourIngredientes da Tortilha Mexicana
1 xícara e 1/2 de trigo;
1 xícara e 1/2 de fubá;
Meia colher de chá de sal;
3 colheres de manteiga (pode usar margarina);
150 ml de água morna.
- Ingredientes do Guacamole
1 abacate inteiro maduro;
1 tomate aberto sem semente;
1 limão espremido;
Sal;
2 dentes de alho;
1 cebola picada;
Meio pimentão vermelho;
1 Pimenta dedo de moça;
Meia xícara de coentro picado.
Modo de preparo das tortilhas
- Misture o trigo, o fubá e o sal, junte com a manteiga e misture tudo com os dedos;
- acrescentando a água aos poucos, e misture até formar uma bola;
- Pegue a massa e fique sovando por 5 minutos, até que ela não grude mais nas suas mãos;
- Se ela ainda estiver grudando, adicione um pouco mais de fubá;
- Deixe a massa descansar por 45 minutos;
- Enrole ela num filme plástico e deixe esse período;
- Abra e corte com um cortador ou use um copo em círculos para levar a fritura;
- Frite ela em uma frigideira, procure untar ela com manteiga ou margarina para não ficar grudando;
- Deixe-as fritando até ficarem levemente douradas;
- Depois sirva as Tortilhas com o Guacamole.
- Modo de preparo do Guacamole
- Coloque todos os ingredientes do guacamole no liquidificador;
- Ligue na função pulsar;
- Não demore muito tempo, ela não deve virar uma pasta. Menos de 45 segundos já basta;
- Deixe-a ficar com pedacinhos;
- Em seguida sirva junto com as tortilhas.
Vídeo
Notas
- Viu como é simples e fácil preparar uma deliciosa tortilha mexicana?
Enfim, seja aqui no Brasil ou até no México após ter conseguido seu visto mexicano, vale a pena experimentar essa iguaria.