O Temaki é um alimento muito popular no Brasil, inclusive, fez com que surgissem alguns estabelecimentos especializados nesse tipo, as famosas “temakerias”. Veja a seguir uma deliciosa receita de temaki que será garantia de sucesso em sua mesa.
E você? Sabe qual é a origem, ou mesmo, o modo de preparo dessa iguaria japonesa que vem conquistando cada vez mais apreciadores? É sobre isso que iremos falar a seguir.
Como surgiu a receita de temaki?
Em suma, o temaki surgiu no século XIX, na cidade de Tóquio. Na época, os quiosques eram bastante populares, sendo que eles costumavam ficar lotados. As receitas de temaki sempre fizeram muito sucesso
O grande problema é que, justamente por serem cheios, diversos clientes não conseguiam ir até o balcão e fazer o pedido.
Como uma tentativa de resolver esse problema, os trabalhadores começaram a enrolar os sushis em cones, também feitos de alga, e entregar para as pessoas.
Nesse caso, os clientes poderiam comer sem o uso de hashi, além de otimizar bastante tempo para os sushimans.
No entanto, a princípio, os temakis eram bem distintos dos que conhecemos hoje em dia. Isso acontece porque eles eram enrolados em forma de charutos.
Foi somente depois de 1924 que se passou a adotar o formato de cone. Esse novo formato evita até mesmo que as pessoas se sujassem com o shoyu, por exemplo, sendo muito mais práticos.
Alguns historiadores ainda afirmam que o temaki foi uma comida que surgiu como uma resposta aos hambúrgueres no Japão.
Ou seja, a intenção era de atrair o público para uma comida mais tradicional japonesa, sendo até mesmo um pouco mais acessível
Temaki no Brasil
Ainda que o temaki seja bem tradicional da culinária japonesa, a verdade é que, por lá, ele não é tão gourmetizado.
Na verdade, por lá, o preparo costuma ser mais frequente dentro das residências, haja vista que o seu recheio é feito com sobras dos preparos de sashimis e sushis.
Mas, desde o ano 1971, a cidade de Tóquio detém o seu fast food de temaki, o qual foi criado pelo Takamasa Nakanori.
Entretanto, já aqui no Brasil, o temaki obteve um grande sucesso por conta da sua alta disponibilidade e por ser algo bastante criativo.
Devido a isso, a sua comercialização passou a acontecer na rua, nas famosas temakerias ou mesmo em restaurantes mais especializados, com diversos recheios.
Dentre algumas das curiosidades que envolvem o temaki, podemos mencionar o fato de existir um dia especial para essa iguaria, que é o dia 8.
E isso acontece devido ao fato de que, lá no Japão, o 8 remete bastante ao triângulo, que é o formato do temaki.
Quais são os benefícios do Temaki?
O temaki é um prato da culinária japonesa que consiste em um cone feito com uma folha de alga nori e recheado com arroz, peixe cru ou frutos do mar, vegetais e outros ingredientes.
Sendo assim, acaba que os benefícios podem variar de acordo com os ingredientes que se utiliza. Mas, falando de forma geral, os benefícios são os seguintes:
- Fonte de proteína: o peixe cru presente no temaki é uma excelente fonte de proteína, que é importante para a construção e reparação dos tecidos do corpo.
- Fonte de ácidos graxos ômega-3: o peixe cru usado no temaki, como salmão e atum, são ricos em ácidos graxos ômega-3, que têm vários benefícios para a saúde, incluindo a redução do risco de doenças cardíacas.
- Baixo teor de gordura: o temaki geralmente é preparado com ingredientes com baixo teor de gordura, o que o torna uma opção saudável para pessoas que desejam manter uma dieta equilibrada.
- Rico em vitaminas e minerais: o temaki é frequentemente preparado com uma variedade de legumes, como pepino e cenoura, que são ricos em vitaminas e minerais, como vitamina C, vitamina K e potássio.
Além de tudo isso, devemos mencionar que o temaki é uma opção versátil. Por conta disso, é possível prepará-lo com uma variedade de ingredientes e sabores.
Sendo assim, acaba fazendo com que ele seja uma alternativa bastante versátil para as pessoas que desejam variar sua dieta.
No entanto, é importante lembrar que a qualidade dos ingredientes e a higiene na preparação do temaki são fundamentais para garantir a segurança alimentar e a qualidade nutricional do prato.
Receita de Temaki Que Fará Muito Sucesso em Sua Mesa
Cuisine: JaponesaDifficulty: Média8
Porções20
minutes5
minutes174
kcal25
minutesIngredientes
5 folhas de alga japonesa;
1 maço de cebolinha;
1 tubo de wasabi;
500g de filé de salmão;
3/4 de xícara de arroz comum;
3 xícaras de água;
1 vidro de molho shoyu;
1 copo de cream cheese.
Instruções
- Enquanto prepara os demais ingredientes, mantenha o salmão reservado na geladeira. Feito isso, comece a cozinhar o arroz;
- ideal é deixar o arroz por cerca de 15 minutos, sendo que não é necessário fritar tampouco temperar. Assim que ele ficar em uma consistência mais mole, basta tirar do fogo e esperar esfriar;
- Com auxílio de uma tesoura, é só cortar todas as folhas de alga bem no meio, fazendo com que elas tenham uma forma de retângulo;
- Para montar o cone, comece colocandor a alga em formato horizontal. Lembre-se que, para ficar em formato triangular, ela deve ficar em formato horizontal;
- Com a sua mão devidamente limpa e molhada, vá pegando um punhado de arroz, que deve estar um pouco empapado, e coloque sobre a alga;
- Junto com uma faca, basta espalhar todo o cream cheese no arroz e acrescentar o salmão picado e cebolinha por cima;
- Em seguida, enrole o temaki;
- Deixe as margens da alga livre, isto é, sem recheio;
- Enrole, fazendo com que fique em formato de cone;
- Comece pela ponta inferior esquerda, mas no sentido diagonal para cima e para a direita;
- Por fim, molhe os dedos na água e passe bem ao redor do cone, de modo a fazer com que ele fique bem colado;
- Em seguida, em um recipiente menor, basta misturar o molho shoyu com wasabi;
- Apenas tenha cuidado para que não fique tão picante. Vá provando aos poucos para conferir.
Video
Notas
- Viu como é simples e fácil preparar essa deliciosa receita de temaki. Você também pode adicionar ou remover algum dos ingredientes, sendo que também é possível usar outro peixe além do salmão. Essa é a versão mais tradicional do prato.