Está curioso para saber o que é Maniçoba? Quer saber um pouco da sua história, curiosidades e uma receita fácil? Preparamos esta matéria para você. Continue a leitura!
O Que é Maniçoba?
Hoje, a Maniçoba é um prato típico da culinária brasileira, mas sua origem é indígena. Em muitos restaurantes, é possível encontrar com o nome de “Feijoada Paraense”.
No entanto, os primeiros relatos do prato são do Pará, onde é fácil encontrar todos os ingredientes para o preparo. Devido aos indígenas, sua receita leva à folha moída da maniva ou maniçoba como o ingrediente principal.
Mas, caso não saiba, ela também é uma comida baiana, principalmente por ser popular lá. Mais especificamente no Recôncavo Baiano, nas cidades de Cachoeira e Santo Amaro.
Contudo, o seu consumo acontece principalmente durante os eventos e confraternizações locais. Um dos eventos onde é comum encontrar este prato preparado é a festa de São João da Feira do Porto, por exemplo.
Onde os habitantes locais a servem como prato feito, mas pode-se encontrá-la em feirinhas na forma de bolo.
História deste prato típico da culinária brasileira
Hoje a maniçoba faz parte da cultura gastronômica brasileira. Sua história é bem interessante, e começou quando algumas pessoas tentaram usá-la para substituir o feijão.
Principalmente porque houve uma época onde apenas nobres consumiam feijão, haja vista que ele era muito caro e, por consequência, tinha um acesso restrito.
Devido ao poder aquisitivo pequeno da população, os escravos africanos e indígenas da época, procuraram fazer uma adaptação culinária. Hoje, o prato conhecido como feijoada paraense é uma criação deles.
Mas, você sabia que a receita original feita por essa classe da população levava as sobras de carnes? Principalmente o resto de carne de fato, e algumas partes do suíno, como a orelha, o pé e o focinho.
Depois de tudo, ele era incrementado com a maniva, para substituir o feijão e seu alto custo. Para quem não sabe, a maniva é a folha da mandioca, que depois de ser bem cozida é moída.
O consumo dessa planta é perigoso?
A maniva, ou maniçoba, é um vegetal do gênero “manihot”. Esse tipo de vegetal compartilha de uma característica em comum. Quando suas substâncias são hidrolisadas, elas formam ácido cianídrico.
Sendo assim, esse ácido é perigoso, sendo muito prejudicial para humanos e animais. E dessa forma demanda muito cuidado ao ser preparado. Se a quantidade ingerida for muito grande ele poderá levar qualquer ser a morte.
Existe um jeito por meio do cozimento bem específico onde se consegue retirar esse ácido e deixar seus restos consumíveis.
Como tirar o veneno da maniçoba?
Este procedimento é para o uso da maniçoba pré-cozida, mas caso ela esteja crua, você irá precisar de um tempo de cozimento muito maior. Vamos ao procedimento:
- Pegue as folhas sem os talos e pique-as. Depois disso triture o máximo que puder. Utilize um moedor de carnes para isso (Se possível);
- Pegue uma panela grande, adicione bastante água e coloque a maniçoba moída dentro dela;
- Coloque a maniçoba pré-cozida em fogo baixo por um período de 3 dias ou 72 horas para cozinhar. (Sim, leva todo esse tempo);
- De vez em quando mexa-a , se possível uma vez em cada momento do dia, sendo pela manhã, tarde e noite. Faça isso para evitar que essas folhas grudem;
- Sempre que você perceber que precisa acrescentar água, o faça. A noite, quando for dormir, coloque o máximo de água que puder e deixe o fogo no mínimo possível;
- Ao completar o quarto dia, você poderá continuar com a sua receita.
Por quanto tempo se cozinha a maniçoba?
Como você viu acima, o item principal é o cozimento da maniçoba. Ela deve ser corretamente preparada para que o veneno seja retirado, pois a depender da quantidade, ele é letal.
Se ela for crua, o seu tempo de preparo para consumo é de 1 semana. Se Pré-Cozida, de 3 a 4 dias sem perigos.
Como fazer maniçoba?
A tradicional feijoada sem feijão do estado do Pará é hoje bem conhecida. Diferente da feijoada comum, ela não tem sua base no feijão. Ele é substituído por um ensopado de carnes de porco e boi, e leva a folha triturada da mandioca. Sendo uma dos mais tradicionais pratos da comida típica do Pará.
Quer saber como fazer maniçoba depois de retirado o veneno? É simples, mas requer um planejamento. Depois que ela passar pelo cozimento de crua (1 semana) e pré-cozida (de 2 a 4 dias), o ácido cianídrico foi retirado, ela não é mais venenosa.
Seu preparo irá levar mistura de cortes de carne de porco e boi. Mas, para que a receita fique saborosa, você irá precisar de alguns defumados. Depois de pronta, ela pode ser servida com farinha de mandioca, arroz branco e não pode faltar pimenta. Confira:
Receita Simples de Maniçoba
Maniçoba: Origem, curiosidades e receita
Cuisine: BrasileiraDifficulty: Médio6
servings24
hours51
minutes300
kcal24
hours51
minutesIngredientes
3 quilos de folha da maniçoba cozida;
4 folhas de louro;
Meio quilo de toucinho branco;
Meio quilo de bacon;
Meio quilo de calabresa “defumada”;
Meio quilo de calabresa “comum”;
Meio quilo de costela de porco;
Meio quilo de pé de porco “salgado”;
Meio quilo de rabo de rorco “salgado;
Meio quilo de paio;
3 Quilos de charque;
2 Cebolas inteiras picadas;
4 Dentes de alho “já amassados”;
Óleo;
Pimenta-do-reino;
Coentro;
Cheiro verde “opcional”.
Modo de fazer
- Pegue uma panela grande, e coloque 1 litro de água, e em seguida ferva a maniçoba com folha de ouro em fogo baixo por 8 horas. Procure mexer de tempos em tempos e vá acrescentando água
- Depois que a maniçoba for cozida por esse período, você poderá colocar as carnes e o charque de molho em uma bacia para retirar o excesso de sal.
- Pegue os pedaços de carne, corte-os em pedaços médios.
- Em outra bacia adicione um pouco de óleo e doure a cebola e o alho. Em seguida acrescente os pedaços de carne para que sejam refogados. Passado alguns minutos, coloque essa mistura na panela de maniçoba e refogue o resto das carnes.
- Quando todos os ingredientes forem colocados na panela de maniçoba, adicione os temperos: coentro, cheiro verde, pimenta do reino, e deixe cozinhar por mais 30 minutos.
- Enfim, sirva com os acompanhamentos e se delicie. Não se esqueça da pimenta e farinha.
Video
Notas
- Apesar de demorado, é um prato muito gostoso que vale a pena experimentar
Assim concluímos esse assunto tão incrível que é maniçoba. Um prato bem tradicional no Brasil. Principalmente na culinária da região norte, onde este prato é muito apreciado.