O escondidinho é um prato típico brasileiro que tem conquistado cada vez mais admiradores pela sua combinação de ingredientes deliciosos e a facilidade de preparo.
No entanto, ainda que seja uma receita bem simples, algumas pessoas ainda sentem dúvidas na hora de preparar.
Por isso, no artigo de hoje, resolvemos falar um pouco mais sobre a história do escondidinho de carne moída e ensinar uma receita.
Gostou? Então não deixe de conferir os parágrafos seguintes!
O que é escondidinho de carne?
Em suma, o escondidinho de carne nada mais é que um prato típico da culinária brasileira, ainda mais na região Nordeste do nosso país.
Trata-se de um prato que é feito com camadas de purê de mandioca (ou batata) e carne moída refogada, podendo ser complementado com queijo ralado, requeijão ou outros ingredientes.
Mas, para fazer o escondidinho de carne, na grande maioria das vezes, a carne moída é temperada com cebola, alho, sal e pimenta, e depois cozida em uma panela.
O purê de mandioca ou batata também é preparado de forma separada, geralmente amassado e misturado com leite e manteiga para ficar cremoso.
Em seguida, as camadas do escondidinho são montadas em um refratário, alternando entre purê de mandioca/batata e a carne moída refogada.
Por fim, é adicionado o queijo ralado e levado ao forno para gratinar. Já deu para entender a razão de ser uma receita bastante popular e que as pessoas amam, né?
Afinal de contas, é uma comida fácil de fazer e extremamente gostosa. Além disso, existem diversas variações do escondidinho de carne, incluindo o uso de outros tipos de carne (como frango ou carne seca), legumes, além de variações regionais que adicionam temperos e ingredientes diferentes.
O resultado final é um prato bastante saboroso e reconfortante, perfeito para dias frios ou para servir em ocasiões especiais.
Qual é a história do escondidinho?
A origem exata do escondidinho é incerta, mas se sabe que é um prato típico da culinária nordestina brasileira, especialmente nos estados da Bahia e Maranhão.
No entanto, podemos afirmar que desde o século XVIII é que os ingleses fazem a famosa “Shepherd’s Pie”, onde já se existia a ideia de empilhar carne moída ou desfiada.
Outra teoria sugere que o nome vem do fato de que as camadas de purê de mandioca ou batata “escondem” a carne moída.
Mas a verdade é que, independente da sua origem, o escondidinho se popularizou em todas as regiões do Brasil.
Tanto é que, hoje em dia, é possível encontrar diversas variações, como o escondidinho de frango, camarão, bacalhau, entre outros.
É um prato muito apreciado por sua combinação de sabores e texturas, tornando-se uma das iguarias mais conhecidas e queridas da culinária brasileira.
Quais são os benefícios do escondidinho de carne moída?
É claro que os benefícios podem variar de acordo com a forma com que se prepara a receita, haja vista que cada um pode adicionar ingredientes distintos.
Mas, falando de forma geral, o escondidinho de carne costuma ser uma rica fonte de proteína, algo que contribui para o crescimento e reparação do tecido muscular.
Além disso, a carne moída é uma boa fonte de ferro, um mineral fundamental para a produção de hemoglobina, que transporta o oxigênio para as células do corpo.
A depender da forma com que se prepara a receita, é possível adicionar alguns vegetais, como batata-doce ou cenoura, as quais também são alimentos ricos em vitaminas e minerais importantes para a saúde.
Inclusive, quando feito com a batata-doce, o escondidinho se torna uma rica fonte de carboidratos complexos, tornando-se uma fonte de energia.
Por fim, o escondidinho de carne moída é uma refeição completa e pode ajudar a manter a saciedade por mais tempo.
No entanto, ainda devemos mencionar que o escondidinho de carne moída pode ser rico em gorduras e calorias, em especial se for feito com queijos e purê de batatas com creme de leite.
Sendo assim, é essencial consumir com moderação e escolher opções mais saudáveis e com menos gorduras.
Receita de escondidinho de carne moída e variações deste prato
Cuisine: InglesaDifficulty: Fácil8
Porções40
minutes20
minutes200
kcal1
hourVeja a simplicidade do prato
Ingredientes
500g de carne moída
4 batatas médias
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de óleo de soja
1 lata de molho de tomate
1/2 xícara de água
1/2 xícara de leite
2 colheres de sopa de manteiga
200g de queijo mussarela ralado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Instruções
- Em uma panela, aqueça o óleo e doure a cebola e o alho.
- Adicione a carne moída e refogue até que ela fique bem soltinha e sem pedaços grandes.
- Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Adicione o molho de tomate e a água, misture bem e deixe cozinhar por alguns minutos até que o molho engrosse. Reserve.
- Preparo do purê de batatas
- Cozinhe as batatas em água com sal até que fiquem bem macias.
- Escorra a água e amasse as batatas com um garfo ou passe-as pelo espremedor.
- Adicione o leite, a manteiga e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Misture bem até obter um purê homogêneo. Reserve.
- Montando o purê de batatas
- Preaqueça o forno a 200°C.
- Em uma forma refratária, espalhe uma camada de purê de batatas.
- Por cima do purê, coloque a carne moída e espalhe bem.
- Cubra a carne com o queijo mussarela ralado.
- Faça outra camada de purê de batatas por cima do queijo, espalhando bem.
- Salpique mais queijo mussarela por cima do purê.
- Leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até que o queijo esteja gratinado e o escondidinho esteja quente e borbulhando.
- Sirva quente acompanhado de uma salada de folhas verdes.
Video
Notas
- Viu como é fácil
Dicas ao preparar a receita de escondidinho de carne moída
Caso queira, é possível substituir o queijo muçarela por cheddar ou mesmo o queijo prato, de acordo com seu gosto.
Mas, se quiser dar um toque ainda mais especial na sua receita, uma boa dica é adicionar uma colher de sopa de requeijão cremoso em seu purê.