Se você vai viajar para Santa Catarina, um dos roteiros que obrigatoriamente deve estar em seu itinerário com certeza é conhecer um pouco das maravilhas da comida catarinense.
Apesar de tantos pontos turísticos maravilhosos que Santa Catarina reserva, tenha a certeza de que não irá se arrepender de experimentar os principais pratos da culinária catarinense.
Então, se você quer entender um pouco mais sobre a comida típica de Santa Catarina, que é muito semelhante à comida paranaense, então é só continuar a sua leitura nos parágrafos seguintes.
Comida típica de Santa Catarina
A comida catarinense é muito versátil, capaz de agradar a praticamente todos os paladares, como acontece na comida típica de Minas Gerais. Agora, dentre os principais exemplos, citamos os seguintes:
1. Tainha
Ao falar sobre comida típica de Santa Catarina, logo a grande maioria das pessoas remete à tainha, um peixe muito tradicional da região.
O peixe, no entanto, é mais típico durante o inverno, sendo pescado de forma artesanal durante os meses de maio a julho.
Durante esse período, praticamente todas as praias do litoral ficam recheadas de pescadores retirando as redes do mar. Em relação ao preparo, é possível fazer a tainha no forno, assada na brasa, no forno ou, mais tradicionalmente, na folha de bananeira.
Em restaurantes, você pode pedir tainha frita e em postas, também, sendo que alguns recheiam com a ova ou farofa.
2. Pirão de Peixe
Sim, o pirão é um prato que se pode encontrar no Brasil todo, mas o pirão de peixe é um alimento muito mais típico do litoral de SC. É um prato um tanto quanto comum, haja vista que leva apenas água, farinha de mandioca, alguns temperos e peixe.
Na grande maioria das vezes, esse pirão é feito com a cabeça do peixe, fazendo com que o prato fique com um gosto bem típico do sul.
3. Pastel de Berbigão
Uma comida catarinense muito famosa é o pastel de Berbigão, o qual é mais comum na região de Laguna, no litoral sul de SC, e em Florianópolis. Apenas para se ter uma ideia, o berbigão é bem parecido com o sururu do Nordeste.
Ou seja, basicamente é um molusco que fica em uma concha, na grande maioria das vezes enterrado na areia da praia, em águas rasas. Entretanto, além do pastel, também é comum de preparar caldos e bolinhos de berbigão.
4. Ostra
Santa Catarina se consagrou como sendo um dos estados que mais cultiva ostra em todo o Brasil. Não é à toa que Florianópolis possui uma festa dedicada aos moluscos.
O comum em Florianópolis é comer a ostra crua, somente com limão. No entanto, também é possível consumir servidas no vapor, cozidas, grelhadas, fritas e ainda gratinada com queijo.
5. Polenta
De toda comida típica de Santa Catarina, uma das que mais representa o estado do sul do Brasil com certeza é a polenta, sendo um prato carro-chefe em restaurantes da cidade de Nova Veneza que, inclusive, tem o título de ser a primeira colônia italiana no Brasil.
A polenta pode ser tanto frita quanto cozida, sendo que em alguns lugares é comum a polenta com fortaia, que é uma omelete com queijo e salame. Indo para o oeste do estado, é bem comum comer polenta com galinha caipira.
6. Cavaquinho
O cavaquinho é um doce feito à base de farinha de trigo e ovos, sendo que deve ser modelado em forma de nó.
Em seguida, é preciso fritar e polvilhar com açúcar. Trata-se de uma receita italiana, a qual é muito comum em cafés da tarde. Não é uma receita saudável, porém é deliciosa.
7. Cuca
A cuca é uma comida alemã, feita de uma massa doce. Na grande maioria das vezes, a cuca acompanha frutas da estação, bem como:
- Damasco;
- Ameixa;
- Peras;
- Uvas;
- Cerejas;
- Banana.
No entanto, ainda é possível enriquecer a receita com outros ingredientes, como queijo fresco e creme de leite.
Um pouco da história da comida catarinense
Santa Catarina é um estado que foi majoritariamente colonizado pelos imigrantes europeus, advindos em especial da Espanha, Alemanha, Itália e Portugal.
Sendo assim, a comida típica de Santa Catarina remete em muitos aspectos ao paladar europeu, sendo que em que cada região do estado possui suas características únicas. Além disso, cada região possui sua própria cultura, história e em especial a sua gastronomia única.
Ao norte do Estado de Santa Catarina, por exemplo, o carro-chefe é a comida alemã, enquanto no litoral é muito mais comum alimentos provenientes da gastronomia portuguesa.
Em contrapartida, quando se vai mais ao sul do estado, a comida catarinense remete muito mais à região italiana. Ou seja, ao viajar para o estado, com certeza terá uma rica experiência gastronômica!
Ingredientes típicos de Santa Catarina
Santa Catarina é um estado no sul do Brasil que é conhecido por uma variedade de pratos e ingredientes típicos que refletem a diversidade de suas influências culturais.
Mas, em relação aos ingredientes mais comuns de Santa Catarina, podemos mencionar os seguintes:
- Pinhão: Um tipo de semente que vem do pinheiro brasileiro, o pinhão é um ingrediente muito comum na culinária de Santa Catarina. É frequentemente cozido e servido como um petisco ou usado em pratos mais complexos, como a famosa farofa de pinhão.
- Peixes e Frutos do Mar: Devido à sua extensa costa, Santa Catarina tem uma rica tradição em pratos de peixe e frutos do mar. Ostras, camarões, mariscos e peixes variados são ingredientes comuns.
- Carne de Porco: A influência alemã e italiana na culinária catarinense é evidente no uso frequente de carne de porco em uma variedade de pratos.
- Farinha de Mandioca: Esse é um ingrediente básico em muitos pratos brasileiros, e Santa Catarina não é exceção.
- Maçã: Santa Catarina é o maior produtor de maçãs do Brasil, e a fruta é útil em uma variedade de pratos, desde saladas a sobremesas.
- Queijo: Santa Catarina tem uma tradição de produção de queijo, incluindo o queijo serrano, que é um ingrediente importante em muitos pratos locais.
No entanto, cada região de Santa Catarina possui as suas próprias características e, portanto, não é sempre que irá encontrar esses ingredientes em todas as regiões. E se você está em busca de seguro viagem em Florianópolis ou em todo Brasil, recomendamos a Continente Seguros.