O Brasil é uma nação rica e diversificada, com cada estado apresentando sua própria identidade cultural, expressa de várias maneiras, desde música e dança até vestimenta e, claro, culinária. Isso tudo é possível apreciar na comida típica de Sergipe.
Quando falamos em gastronomia regional brasileira, é impossível não citar o estado de Sergipe. Embora seja o menor estado do país, Sergipe é grande quando se trata de sabor e tradição.
As comidas típicas de Sergipe são uma fusão intrigante de influências indígenas, africanas e portuguesas, resultando em pratos que são uma verdadeira celebração de cores, aromas e sabores. Como também acontece com os pontos turísticos do Sergipe.
Neste artigo, vamos mergulhar profundamente no universo gastronômico de Sergipe, explorando suas receitas mais emblemáticas e os segredos por trás de seus pratos mais amados.
E que podem ser consumidos na Lagoa dos Tambaquis, um dos pontos turísticos mais conhecidos do estado.
Comida típica de Sergipe
A comida sergipana é uma das mais versáteis, haja vista que os ingredientes comuns do estado remetem a diversas culturas e é geralmente preparada com acessórios de culinária bem simples.
Mas, dentre alguns dos principais exemplos de comida típica de Sergipe, podemos mencionar as seguintes:
1. Caranguejo
A iguaria principal da gastronomia de Sergipe pode ser localizada em todas as partes da cidade. Desfrutar de um caranguejo se transforma quase em uma atividade terapêutica para os habitantes de Aracaju, acompanhado de um procedimento específico para se chegar à escassa carne que o crustáceo contém.
Para fraturar a carapaça, é indispensável o uso de um martelo, iniciando-se pelas extremidades e seguindo para o corpo.
Não se trata de uma refeição para saciar a fome, e sim um aperitivo para ser degustado tranquilamente, acompanhado de uma cerveja gelada e apreciando a brisa marítima.
2. Moqueca de Camarão
Não há como falar sobre comida sergipana e deixar de mencionar a moqueca de camarão, haja vista que é bastante típica da região.
O grande diferencial, no entanto, é o fato de que o prato é feito com leite de coco, sendo que o camarão em si deve ser muito bem temperado.
Além disso, o prato costuma acompanhar arroz, pirão, farofa e vinagrete.
3. Frutos do mar
A gastronomia sergipana é muito rica em frutos do mar e, por conta disso, a grande maioria dos restaurantes costumam oferecer pratos principais com as seguintes proteínas:
- Peixe;
- Polvo;
- Camarão;
- Lula;
- Salmão;
- Lagosta.
4. Feijoada sergipana
Uma comida típica de Sergipe é a feijoada, um prato que praticamente todos os brasileiros amam. Mas, adicionando os temperos comuns da região, tudo fica ainda mais delicioso!
No entanto, os restaurantes sergipanos costumam servir a feijoada em recipientes separados e, assim, você consegue selecionar apenas aquilo que agrada ao seu paladar. E este prato é mais uma comida afro-brasileira que amamos.
5. Pitomba, graviola, jaca-dura
Sergipe é uma região muito rica em frutas diversas e exóticas. A pitomba, por exemplo, possui uma casca mais dura e um grande caroço.
A graviola, por sua vez, tem uma polpa branca e tem um sabor doce e levemente ácido, que agrada a todos os paladares.
A jaca-dura, como o próprio nome sugere, é um pouco mais resistente e, portanto, não lambuza tanto quanto às moles.
6. Mangaba
No que se refere à mangaba, nada mais é que um fruto comestível, mas que é bastante utilizado para fazer sucos, sorvetes e doces gerais.
7. Aratu
Como já mencionado, a comida sergipana é rica em frutos do mar, sendo o aratu um grande exemplo. Para quem não sabe, trata-se de um caranguejo de mangue, que possui um sabor bem característico.
É bastante comum encontrar pastel de aratu, o qual confere uma característica muito única, mas também muito agradável.
8. Caldo de frutos do mar
Devido a riqueza em frutos do mar, a comida típica de Sergipe nos oferece deliciosos caldos feitos com camarão, lula etc.
Mas, para degustar um verdadeiro caldo de frutos do mar sergipano, o ideal é que ele seja feito com leite de coco!
9. Castanha de Caju
A castanha é muito comum em todo o nordeste e, portanto, em Sergipe não seria nem um pouco diferente.
Como a castanha de caju é bastante versátil, você consegue encontrar de várias formas, como doce, salgada, apimentada, torrada, cristalizada etc.
10. Macaxeira ao Forno de Charque
A macaxeira ao forno de charque também representa muito bem a gastronomia sergipana, haja vista que é relativamente fácil de encontrar esse prato nos restaurantes da região.
Para quem não sabe, é como se fosse um escondidinho de macaxeira com charque, uma verdadeira delícia!
No entanto, o prato deve ir ao forno, com queijo por cima, deixando tudo gratinado. Vale muito a pena experimentar esse prato.
11. Doces artesanais
Para ter uma autêntica experiência com a culinária sergipana, você não pode deixar de provar os doces artesanais, feitos pelos próprios moradores.
Amendoim, rosquinhas e cocadas são alguns de vários exemplos que poderíamos citar.
12. Sorvete de Tapioca
A tapioca é um alimento muito típico do nordeste, haja vista que costuma estar presente no café da manhã ou da tarde. Mas, você sabia que é possível fazer sorvete de tapioca?
Em Sergipe, esse sorvete leva o curioso nome de “Moça Virgem”. Em suma, trata-se de um sorvete de tapioca, mas com calda de banana flambada na cachaça.
13. Queijada
Pouca gente sabe, mas a comida típica de Sergipe remete, em alguns aspectos, à gastronomia portuguesa.
A queijada é um grande exemplo disso, sendo um prato ainda mais comum na cidade de São Cristóvão, próximo de Aracaju.
No entanto, apesar do nome, a queijada se assemelha muito mais a uma broa com cocada por cima, haja vista que não leva queijo.
14. Pizza de camarão / charque
A comida sergipana invade até mesmo alguns pratos que são comuns em todo o Brasil. A pizza é um alimento que todo mundo ama, mas Sergipe imprime a sua personalidade do prato!
Afinal de contas, você consegue encontrar sabores mais exclusivos, como o de camarão ou de charque, que combinam muito bem com a receita!
15. Casquinha de Caranguejo
Por fim, não há como falar sobre prato típico de Sergipe e ficar sem mencionar a casquinha de caranguejo.
Afinal de contas, estamos falando de um prato que é destaque no Festival do Caranguejo, um evento que todos os anos ocorre em Aracaju.
O prato se destaca ainda mais devido ao fato de ter um tempero muito marcante.