Alguém aí, gosta de tapioca? Criada na região norte do Brasil, e também chamada de beiju, a tapioca é uma receita tipicamente brasileira.

Mas, o quanto você sabe sobre este alimento? Primeiramente, você precisa saber que a ele é uma excelente opção para quem evita alimentos com glúten.

E como consequência disso, a iguaria brasileira, de origem tupi-guarani, se tornou o alimento mais querido da turma fitness.

Feita com a fécula de mandioca aquecida em uma chapa ou frigideira, formando uma meia-lua ou disco. O recheio pode variar. Mas, o mais tradicional é feito com coco e queijo coalho.

Ficou curioso? Continue a leitura até o final e conheça muito mais sobre a tapioca, um alimento conhecido mundialmente nos dias de hoje e saiba quais são seus benefícios para a nossa saúde.

Tapioca: 6 motivos para você consumir este alimento

A tapioca é uma boa opção para compor uma alimentação saudável.

A fécula de mandioca é uma boa opção para compor uma alimentação saudável, pois reúne boas qualidades que precisamos no dia a dia em um só alimento. Além disso, seu preparo é prático, rápido e versátil.

Veja então, alguns motivos para usar esse alimento em sua alimentação saudável:

1.     Contribui de maneira favorável para o emagrecimento saudável

A tapioca favorece o emagrecimento saudável por quase não conter calorias. Logo, se você faz dieta, este é um alimento perfeito para compor a sua alimentação.

Além disso, por ser uma excelente fonte de proteína,este alimento também proporciona saciedade, ou seja, ele impede que você coma mais do que o necessário para o bem-estar do seu organismo.

2.     É bem versátil

A tapioca de manteiga é uma receita super versátil para um lanche rápido.

Outro motivo para consumir a tapioca é a sua versatilidade, ou seja, ela pode ter recheios doces ou salgados.

Desse modo, se você também é amante deste alimento, saiba que ele tem inúmeras preparações, sabores e recheios como por exemplo:

·         Frango com ricota

·         Queijo minas com peito de peru

·         Morango com linhaça e coco

·         Banana com canela e mel, entre outros.

3.     Reduz a pressão arterial

O potássio, substância responsável por provocar aumento no fluxo sanguíneo e reduzir os níveis da pressão arterial, é um dos minerais encontrados na fécula de mandioca.

Sendo assim, o consumo do mineral, vai favorecer a sua saúde cardiovascular, e além disso, ainda vai ajudar você a manter seus ossos e músculos saudáveis.

4.     Garante um cérebro mais ativo

A tapioca também é uma importante fonte de vitamina k, ou seja, o alimento atua nas funções neurológicas, beneficiando o funcionamento do cérebro.

Além disso, também atua prevenindo as doenças cerebrais como: o Mal de Alzheimer, a demência, entre outras complicações.

5.     Melhora o humor

Por ser muito rica em carboidratos, se você consumir a tapioca regularmente, ocorrerá um aumento na produção de serotonina, mais conhecido como o hormônio do bem-estar.

Desse modo, o consumo deste alimento vai influenciar no seu humor, impedindo que ocorra variações decorrentes.

6.     Ossos dentes e músculos mais saudáveis

A tapioca é um alimento muito rico em ferro, cálcio e vitamina C. Essas substâncias, por sua vez, são responsáveis por garantir um bom crescimento e desenvolvimento dos nossos ossos.

Além disso, o consumo deste alimento também pode prevenir doenças que estão diretamente ligadas à falta desses nutrientes como a osteoporose, a artrite e a artrose.

Dica extra: Se você sofre com intolerância ou alergia ao glúten, a fécula de mandioca, é uma ótima alternativa para incluir no seu plano alimentar, pois é livre dessa substância.

Além disso, é muito importante que você esteja sempre atento ao preparar o recheio do seu lanche para que o alimento permaneça saudável e sem glúten.

Tapioca Engorda?

Iguaria brasileira, de origem tupi-guarani, que se tornou o alimento mais querido da turma fitness.

A tapioca não engorda. Mas, o segredo para você fazê-la mais saudável está no recheio.

Logo, se preparada com o recheio calórico como leite condensado, brigadeiro e doce de leite, com certeza, ela vai contribuir para aumentar a gordura corporal.

Além disso, por ser um alimento rico em carboidratos, o consumo de mais de três colheres de tapioca por dia, também favorece o aumento de calorias da dieta.

Mas, quando combinado com proteínas magras e sementes, este alimento pode promover a saciedade, contribuindo na perda de peso.

Então, quando você for preparar o seu lanche, prefira carnes magras e queijos para os recheios salgados, e frutas para os recheios doces.

Como usar a tapioca?

Fécula de mandioca

A depender do tipo do amido, a tapioca pode ser usada em pães, bolos, crepiocas, pudins, biscoitos e pães de queijo.

Entre os tipos encontrados deste alimento, estão:

1. A goma de mandioca

2.  Tapioca Granulada

3.  Tapioca pérola

4.  Farinha de tapioca seca

Confira a seguir algumas receitas de tapioca saudável.

Pizza de Tapioca

Pizza deliciosa e muito sudável

Confira o passo a passo para você preparar uma deliciosa pizza de tapioca.

Ingredientes:

·         2 ovos

·         2 colheres de tapioca

·         2 fatias de queijo mussarela

·         3 rodelas de tomate

·         1 fio de azeite

·         Sal a gosto

·         Orégano a gosto

·         Pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer:

Junte os ovos, a tapioca e o sal em uma vasilha e misture bem. Em seguida, aqueça uma frigideira no fogão e coloque a mistura. E quanto ao fogão pode ser um industrial ou até mesmo um fogão 5 bocas, só é preciso controlar bem a temperatura.

Tampe e deixe em fogo baixo até cozinhar, e depois, vire para o outro lado dourar também.

Por fim, coloque o recheio de queijo, tomate, orégano, pimenta e azeite. Espere o queijo derreter. Transfira para um prato e sirva. Bom apetite.

Pão de tapioca

Prático e saudável, o pão de tapioca deixa qualquer pessoa com água na boca.

Simples e prático essa receita saudável de tapioca, vai te deixar com água na boca. Veja como fazer.

Ingredientes:

·         500 gramas de tapioca granulada

·         1 litro de leite

·         1 colher de sal

·         4 ovos

·         3 colheres de manteiga

·         50 gramas de queijo parmesão ralado

Modo de fazer:

Coloque a tapioca, o sal e o leite em uma vasilha. Misture bem. Em seguida, cubra a mistura com o pano de prato e deixe descansar por 2 horas.

Ligue o forno para pré-aquecer a 180° graus. Pegue a vasilha com a massa e adicione os ovos e o queijo parmesão, sovando com as mãos até que fique no ponto de modelar.

Para finalizar, divida a massa em 12 bolinhas e deixe no formato que desejar. Então, forre um tabuleiro com papel alumínio e coloque os pães.

Leve ao forno para assar por cerca de 1 hora e 20 minutos. Deixe esfriar um pouco e sirva!

Receita de Tapioca com Mel

Cuisine: BrasileiraDifficulty: Fácil
Porções

2

porções
Tempo de Preparo

5

minutes
Tempo de Cozimento

2

minutes
Calories

1000

kcal
Tempo Total

1

hour 

10

minutes

Veja a simplicidade dos ingredientes

Ingredientes

  • . 2 colheres de tapioca hidratada

  • · 1 banana picada em rodelas

  • · 2 colheres de mel

Instruções

  • Coloque as duas colheres de farinha de tapioca em uma frigideira antiaderente e espalhe com uma colher. Deixe um minuto de cada lado e recheie com as fatias de banana e mel. Sirva.

Video

Notas

  • Curtir essa receita?

Tapioca Cartola

A tapioca cartola é uma receita bem caprichada, seja para o café da manhã ou para o lanche da tarde.

Ingredientes:

·         2 bananas fatiadas

·         4 colheres de tapioca

·         Queijo mussarela fatiado

·         Açúcar a gosto

·         Canela a gosto

Modo de fazer:

Aqueça uma frigideira antiaderente e espalhe as fatias de banana. Em seguida, polvilhe açúcar e canela por cima, frite até caramelar e reserve.

Em outra frigideira pré aquecida coloque as colheres de tapioca e distribua bem para ficar redondinho. Então, frite até soltar o fundo.

Por fim, distribua a banana na metade da tapioca e adicione a mussarela por cima. Feche e deixe mais uns minutinhos no fogo para derreter o queijo. Sirva em seguida.

Recomendações para o uso da tapioca

Este alimento conquistouo gosto dos brasileiros nos últimos anos.

Finalizando, a tapioca conquistou o gosto dos brasileiros nos últimos anos. Pois, a era da alimentação saudável cedeu aos encantos do alimento e o trouxe para o nosso dia a dia, substituindo o pão.

A queridinha da maioria das dietas nutricionais é uma alternativa super saudável para compor os cardápios do seu café da manhã, e até mesmo os lanches da tarde ou da noite.

Portanto, o horário mais indicado para você comer a sua tapioca, é no café da manhã, ou no lanche intermediário da manhã ou da tarde. Ou seja, evite consumir este alimento à noite.

Além disso, como a tapioca também é uma farinha branca de alta absorção pelo organismo, seu consumo também deve ser feito com moderação.

E você, o que achou deste alimento com muitas possibilidades de combinações e composições? Deixe seu comentário e compartilhe o conteúdo também.

Até breve!

Abraços!