O Brasil é um país de dimensões continentais, repleto de diversidade cultural e regional. Essa diversidade se reflete de maneira vibrante na gastronomia de cada estado, sendo a comida típica do Mato Grosso do Sul um exemplo perfeito dessa rica tapeçaria culinária.
Localizado na região Centro-Oeste do país, o Mato Grosso do Sul abriga uma culinária que é uma mistura de sabores e técnicas, refletindo as influências indígenas, paraguaias e paulistas que marcaram a história da região.
Então, se você quer entender um pouco mais sobre comida típica do Mato Grosso do Sul, basta continuar a sua leitura nos parágrafos seguintes que iremos falar tudo a esse respeito.
Comida típica do Mato Grosso do Sul
Dentre os principais exemplos de comida típica do Mato Grosso do Sul, podemos mencionar os seguintes:
1. Galinhada
Ao falar sobre comida mato-grossense, logo a grande parte das pessoas remete à galinhada, haja vista que é a mais típica do local, presente em praticamente todo o centro-oeste.
Mas, aos que não sabem, trata-se de um prato de arroz, feito com galinha e pequi. Junto a isso, deve adicionar cebola, tomate e temperos.
O pequi é um fruto muito comum de se encontrar em todo o cerrado, o qual detém um sabor muito característico.
No entanto, o fruto possui alguns espinhos em seu interior. Por isso, quando for experimentar qualquer prato que contenha pequi, a nossa dica é que você raspe a parte externa com o garfo.
2. Mojica de pintado
A comida típica do Mato Grosso do Sul é muito rica em peixes, sendo um grande exemplo a mojica de pintado. O pintado é um peixe muito comum no pantanal e nos rios da região.
O grande diferencial desse peixe é o fato de que a sua carne é bastante suculenta, ainda mais quando mistura à mojica.
O prato em si tem grandes referências indígenas, uma vez que é feito a partir do caldo do peixe. Além disso, a receita leva cebola, pimenta, mandioca e diversos outros temperos típicos da região.
3. Maria Isabel
Se você quer conhecer a comida mato-grossense, não tem como ficar sem provar a famosa Maria Isabel.
Em suma, o prato é composto por arroz branco e carne seca muito bem temperada. Mas, para provar um autêntico Maria Isabel, vale a pena adicionar ingredientes como o pequi.
4. Farofa de banana-da-terra madura
A gastronomia brasileira geral tem muito presente a farofa. E, quando se fala comida típica do Mato Grosso do Sul, não poderia ser diferente.
Mas, na região sul-mato-grossense, a receita ganha um toque simples e muito especial: banana-da-terra. Caso queira uma receita ainda mais marcante, vale muito a pena incrementar carne seca frita.
5. Furrundu
Está sentindo falta de um doce na culinária mato-grossense? Então, que tal aproveitar para experimentar o furrundu?
Esse doce é muito típico da região, sendo que ele é feito com cravo, gengibre, mamão ralado, rapadura e canela. Ou seja, uma mistura de sabor incrível!
6. Caldo de piranha
A gastronomia típica do Mato Grosso do Sul tem uma forte presença de peixes, e um dos pratos que mais representa isso é o caldo de piranha.
Trata-se de um surpreendente prato devido ao fato de possuir um sabor mais encorpado, mas é possível servir de formas distintas. Mas, a nossa dica é experimentar com um pão caseiro.
7. Bolo de arroz
Está em busca de uma opção para o café da tarde? Então o bolo de arroz é uma ótima pedida! A receita leva farinha de mandioca, coco ralado, cereal e açúcar.
Trata-se de uma sobremesa leve, mas muito deliciosa, que combina muito bem para tomar aquele cafezinho da tarde!
8. Pixé
Outro exemplo de farofa, mas com o grande diferencial de ser doce, a qual é feita com milho torrado e moído, açúcar e canela.
9. Paçoca de pilão
Para esse prato, basta socar a paçoca no pilão e adicionar ingredientes diversos, como carne seca, salsa, cebola, alho e farinha de milho ou mandioca.
Principais ingredientes da comida típica do Mato Grosso do Sul
Os ingredientes utilizados na comida mato-grossense são tão diversos quanto as culturas que influenciam seus pratos.
Dentre eles, destacam-se o milho, que é a base para pratos como a sopa na culinária paraguaia e o bolo de milho; a mandioca, ingrediente versátil que aparece em pratos como a farofa de mandioca e o aipim frito; o peixe, especialmente o pintado, que é o protagonista de delícias como o pintado na brasa e o pintado ao urucum; e as carnes de caça, que se fazem presentes em pratos como o arroz carreteiro.
Os pratos e as tradições são o que tornam a comida típica do Mato Grosso do Sul uma experiência gastronômica única e inesquecível.
História da comida típica do Mato Grosso do Sul
Assim como um mosaico colorido e diverso, a comida mato-grossense, sem dúvida, espelha a pluralidade da gastronomia brasileira, com suas raízes firmemente ancoradas nas cozinhas indígena, europeia e africana.
No entanto, o que torna a culinária de Mato Grosso realmente especial é a maneira como ela integra os ingredientes nativos da fauna e flora locais, criando um sabor que é absolutamente singular.
Sendo assim, a magia está nas combinações criativas e métodos de preparação que dão vida a pratos autênticos e memoráveis.
Imagine o sabor exótico e irresistível do pequi, um fruto amado no Centro-Oeste por seu aroma e paladar distintos.
Esse fruto, com sua cor vibrante, acrescenta uma dimensão extra aos pratos à base de arroz e frango, que muitas vezes são acompanhados por mandioca, manga e caju.
Mas, para um estado cuja identidade é moldada pela agricultura e pelo labor dos tropeiros, seria impensável não incluir o charque em suas receitas, além dos pescados frescos ou secos.
Quer estejam sendo preparados pelas mãos habilidosas dos moradores locais ou nos sofisticados restaurantes, os pratos típicos do Mato Grosso se transformam em verdadeiras obras de arte culinárias.
Não é à toa que muitos consideram a comida mato-grossense uma das mais exóticas e saborosas do Brasil.