Saiba mais sobre quais temperos você não pode deixar de ter na sua cozinha para os momentos de preparar uma refeição
Os temperos desempenham papel superimportante na construção do sabor de um prato, mas também podem se tornar ótimos aliados da saúde. Por isso, quando estamos cozinhando, é essencial explorar diferentes aromas e sabores. Afinal, isso não só transforma a refeição, como também garante que você tenha uma experiência gastronômica ainda melhor, mesmo que dentro de casa.
A diversidade de temperos que temos à nossa disposição oferece todos os nutrientes essenciais para o corpo, indo desde o frescor da salsa até o calor das pimentas. Cada tempero traz consigo um perfil nutricional que é único, podendo ser utilizado de diferentes formas. A maior parte deles é rico em vitaminas, antioxidantes, minerais e outras substâncias que contribuem para a saúde geral do organismo.
Especiarias como o gengibre e a cúrcuma não servem apenas para elevar o sabor de um prato; elas possuem propriedades anti-inflamatórias. Esses temperos, além de adicionarem um toque mais exótico nas preparações, também ajudam na redução de inflamações.
O mesmo acontece com o azeite de oliva, que também possui propriedades anti-inflamatórias, além de ajudar a reduzir o colesterol e prevenir contra doenças cardiovasculares.
Abaixo, você confere uma lista com alguns temperos que podem te auxiliar a elevar o sabor dos seus pratos, fazem bem para a saúde e ainda podem ir de acordo com a culinária de que você mais gosta.
Para quem gosta do sabor da Ásia
Gengibre
O gengibre é uma raiz picante e superaromática. Pode ser usada fresca ou em pó, em marinadas, sopas, molhos e pratos salteados, como, por exemplo, legumes e frangos.
Coentro
O coentro é uma erva com folhas e sementes que possuem sabor cítrico. As folhas podem ser usadas para fazer saladas frescas e pratos quentes, como frango xadrez. As sementes são moídas e utilizadas em temperos.
Pimentas
Existem diferentes variedades de pimentas no mundo, com vários níveis de ardência. Por isso, elas podem ser utilizadas em molhos, curries, marinadas e pratos salteados.
Pasta de curry
A pasta de curry mistura diversas especiarias, ervas e também pimentas. Ela é a base para muitos pratos em países como Tailândia, Malásia e Índia. É usada principalmente em pratos quentes, como o arroz de especiarias com pasta de curry, por exemplo.
Para quem gosta do sabor Mediterrâneo
Manjericão
O manjericão é uma erva fresca com aroma doce e leve sabor anisado. É usado principalmente em molhos, saladas e pratos nos quais a base são tomates ou legumes como berinjela e abobrinha.
Orégano
O orégano é uma erva que possui sabor forte e ligeiramente amargo. É muito utilizado em pizzas, molhos de tomate e até mesmo em saladas frescas acompanhadas de carnes grelhadas.
Alcaparras
As alcaparras são botões em conserva que possuem sabor salgado e azedo. São mais usadas em saladas, molhos e pratos em que a proteína é o peixe, como salmão, atum e truta.
Para quem gosta do sabor da América Latina
Cominho
O cominho é uma especiaria com sabor superterroso e quente. Está presente em muitos pratos da América Latina, como feijão, arroz, molhos e no tempero de carnes que vão ser grelhadas ou assadas.
Páprica
A páprica nada mais é do que uma variedade de pimentão moído. Pode ser usada em pratos como feijão, alguns guisados e até mesmo em carnes cozidas e frangos grelhados.
Cebolinha e salsa
A cebolinha e a salsa são ervas frescas frequentemente usadas como guarnição em diferentes pratos e para adicionar sabor e frescor às preparações, como, por exemplo, no chilli com carne.
Para quem gosta do sabor do Oriente Médio
Sumagre
O sumagre é um pó vermelho feito a partir de bagas secas, que traz acidez e um tom adocicado para os pratos em que é usado. É comum em saladas, molhos e até mesmo kebabs.
Tahine
O tahine é uma pasta de sementes de gergelim moídas e é um ingrediente essencial na culinária do Oriente Médio. Pode ser colocado em molhos, pratos com porco, homus e pastas em geral.
Canela
A canela é considerada uma especiaria doce e muito aromática. Pode ser usada tanto em sobremesas quanto em alguns pratos salgados, como carnes que vão ao forno e no tempero de esfihas abertas.