A rica e diversificada comida paranaense é o reflexo de uma cultura forjada pela união de tradições indígenas, africanas, europeias e asiáticas.
Esse mosaico cultural, resultado de séculos de imigração e intercâmbio, manifesta-se de forma saborosa e única na culinária do Paraná, estado localizado na região Sul do Brasil.
Desde o Barreado, prato típico do litoral, passando pelas receitas à base de pinhão, semente da árvore símbolo do estado, até as influências germânicas, italianas e japonesas, a comida paranaense oferece uma experiência gastronômica inigualável, capaz de agradar aos paladares mais exigentes.
Neste artigo, convidamos você a embarcar conosco nesta jornada de sabores e descobrir as delícias e a história que está por trás da comida paranaense. E algumas destes pratos são receitas simples.
Comida típica do Paraná
A comida paranaense é muito rica e diversa, haja vista que se baseia em uma rica colonização europeia. Mas, dentre os principais exemplos de comida típica do Paraná, podemos mencionar as seguintes:
Barreado
Como já mencionado, o barreado é um dos pratos mais típicos do Paraná, haja vista que remete há mais de 200 anos.
O grande segredo dessa receita é o fato de que a carne deve ficar por cerca de 12 horas cozinhando, em uma panela barreada. Daí vem o nome do prato.
Aos que não sabem, a panela barreada é uma panela cuja tampa é colada em uma pasta feita de farinha de mandioca cinza. É comum servir o barreado com arroz, farinha, banana e laranja.
Charque a vapor
O nome desse prato provém devido ao fato de servir em barcos a vapor que costumavam passar pelo Rio Iguaçu. Em seguida, é preciso desfiar a carne seca e refogar com cebola e banha.
É muito comum servir o prato junto de outros preparos que também tem como base o charque, como feijão, farofa, batata cozida e arroz.
Pierogi
Essa é uma comida paranaense não muito conhecida, mas que provém de uma herança polonesa e ucraniana.
No entanto, devido ao seu gosto bem marcante, acabou se tornando um grande marco da comida típica do Paraná, sendo muito comum de encontrar em feiras gastronômicas e restaurantes em todo o estado.
Aos que não sabem, trata-se de uma espécie de pastel, sendo que era comum rechear com batata e requeijão fresco. Em seguida, é comum servir junto com algum molho.
Porém, existem diversas alternativas de acompanhamentos e recheios, como queijo, pierogi ou mesmo de feijão.
Carneiro no buraco
Essa comida paranaense é um grande símbolo gastronômico do país, na década de 1960. Porém, a comida surgiu graças a um filme, o qual mostrava um grupo de vaqueiras que cozinhava carne em cima de brasas, em buracos cavados na terra.
O preparo desse prato é muito único, haja vista que é preciso colocar tanto a carne quanto os temperos em buracos com uma média de 1,5m.
Carne de onça
A carne de onça é mais comum de se encontrar em bares mais tradicionais de Curitiba, capital do Paraná. O prato é à base de carne bovina, cebolinha e pão preto. O grande diferencial é o fato de que a carne é crua!
Nesse caso, o cozinheiro deve colocar uma fatia de pão em um prato. Em seguida, é preciso temperar a carne com alho, cebola, pimenta, páprica e demais condimentos para colocar sob o pão.
Sukiyaki
Pouca gente sabe, mas a comida paranaense remete bastante à cultura gastronômica oriental, sendo o sukiyaki o maior exemplo.
Trata-se de um prato que costuma fazer ainda mais sucesso durante os meses mais frios, haja vista que é uma espécie de sopa.
Basicamente, são tiras bem finas de carne, cozida em uma panela de ferro, utilizando-se ingredientes como cogumelos, acelga e espinafre.
Ainda há pessoas que, para finalizar, gostam de quebrar um ovo cru na iguaria, deixando um gosto ainda mais típico.
Pachola
Em relação à pachola, é uma comida paranaense ainda mais comum durante o período da Quaresma, mais precisamente no Sábado de Aleluia.
Mas, por ser uma comida bastante típica e que os paranaenses adoram, é possível encontrar em diversos restaurantes espalhados pela cidade.
Esse prato chama bastante a atenção devido ao fato de conter uma variedade de condimentos, oferecendo um sabor ainda mais inesquecível.
O prato tem uma certa relação com a Páscoa devido ao fato de se ter a cultura de existir uma reunião familiar típica durante essa data. Este mesmo prato pode ser apreciado nas comidas da semana santa também.
Joelho de Porco (Eisbein)
Por fim, o joelho de porco é uma comida típica do Paraná, mas que remete às origens das comidas alemãs. Mas, apesar do nome, a carne que se utiliza para essa receita fica entre o tornozelo e joelho do animal.
A carne tem uma grossa camada de gordura e, por conta disso, depois de cozida e assada, fica bem macia e crocante.
Curiosidades da comida típica do Paraná
A culinária do Paraná é uma mistura rica de influências de diversas culturas. Inclui elementos dos indígenas nativos, dos portugueses, dos africanos, dos imigrantes europeus (principalmente alemães, italianos e poloneses) e também dos imigrantes japoneses.
Um dos pratos mais emblemáticos é o Barreado, um prato de carne que é cozido em panela de barro por muitas horas até que a carne se desfaça.
É comum servir o Barreado com banana e farinha de mandioca, sendo um prato mais comum do litoral do Paraná, o qual se trata de uma tradição de mais de 200 anos.
Outra comida típica do Paraná é o Pinhão, a semente da Araucária, árvore símbolo do estado. O pinhão é usado em diversas receitas, desde sopas até bolos.
No oeste do Paraná, devido à grande colonização por parte de imigrantes japoneses, a culinária japonesa também tem grande presença, sendo o sushi uma iguaria muito apreciada.
Além disso, os pratos alemães e italianos, como o Eisbein (joelho de porco) e a polenta, respectivamente, são bastante comuns em algumas regiões do estado, reflexo da influência desses grupos imigrantes na cultura paranaense.
Por fim, não podemos esquecer do famoso pão no bafo, um sanduíche de carne cozida no vapor que é um lanche popular em muitas cidades do Paraná.
No entanto, essa é apenas uma visão geral da culinária paranaense, mas cada região tem suas especialidades e variações únicas.
Como vimos as receitas são simples de fazer, tanto que podem fazer em casa. Seja fazendo as receitas no fogão em casa ou fazendo estas receitas na airfryer, fato é que estes pratos paranaenses são deliciosos.