A culinária mineira é uma das que mais atraem fãs em todo o Brasil e isso não é à toa. Confira alguns dos sabores mais marcantes dessa região, que reúne tradição e simplicidade
Nada melhor do que sentir o cheiro característico de um pãozinho de queijo assando no forno. E imagina então quando o pão de queijo é original de Minas? A culinária mineira encanta pessoas de várias regiões do Brasil pelos seus sabores cheios de simplicidade, cultura e conforto.
Além de ter refeições que mais parecem um momento agradável no qual você se senta para conversar e tomar um café na calçada de casa, os ingredientes típicos da região, como o queijo minas, o frango caipira e o doce de leite, deixam qualquer refeição ainda mais saborosa.
Não é à toa que o pão de queijo tradicional de Minas Gerais é um dos queridinhos de muitos brasileiros! Confira mais detalhes sobre a comida mineira, que é um dos patrimônios gastronômicos do Brasil.
Culinária mineira
Certamente você já experimentou diversos pratos mineiros, mesmo sem saber da sua origem. Isso porque a culinária mineira é rica em diversos alimentos típicos do lugar, e muitos desses sabores se espalharam pelo Brasil por utilizarem ingredientes presentes em diversas regiões, como mandioca, milho e carne de boi.
Além dos doces superconhecidos, como o de leite e a famosa goiabada, extremamente apreciados no Brasil e na América Latina, os queijos artesanais, os cafés e o tão querido pãozinho de queijo mineiro são algumas das principais referências quando o assunto é gastronomia de Minas Gerais.
Só de ler este texto, você já está ficando com água na boca, né? Não temos dúvida disso, e o melhor de tudo é que os sabores desta região não param por aí! Confira mais detalhes sobre essa gastronomia a seguir!
Influência de várias culturas
A gastronomia mineira foi influenciada por diversas culturas, como a portuguesa, a africana e a indígena e, por ficar próxima a várias outras regiões do Brasil, como Bahia, Espírito Santo, Goiás e Rio de Janeiro, tudo isso também agregou mais riqueza aos seus sabores típicos.
Ingredientes frescos e de qualidade
Um dos principais segredos dos pratos mineiros é o uso de ingredientes fresquinhos e de alta qualidade. Geralmente, os queijos são artesanais e os outros materiais utilizados são produzidos na própria região, como a mandioca, o leite, as carnes de boi e de porco, o feijão e o milho.
Inclusive, uma refeição mineira que utiliza muitos desses ingredientes, e é uma das mais conhecidas, é o feijão-tropeiro, comida bastante feita principalmente nas casas do interior de Minas, que leva feijão cozido, torresmo, linguiça, bacon, farinha de mandioca e ovos.
Tradição e simplicidade
Alguns dos pratos mais conhecidos, que mesclam ingredientes simples e tradicionais, são:
- Vaca atolada;
- Leitão à pururuca;
- Costelinha de porco;
- Tutu com lombo de porco;
- Frango com quiabo ensopado;
- Frango ao molho pardo com angu de fubá.
Hummm, deu fome por aí também?
A culinária mineira, além desses pratos magníficos, também é conhecida pela sua cachaça, que é uma bebida tradicional da região e acompanha diversas refeições da gastronomia de Minas Gerais.
Combinações antigas
Por mais que o pão de queijo seja uma iguaria que já faz parte da casa de boa parte dos brasileiros e é facilmente encontrada nos supermercados, podendo ser feita no forno e até na air fryer, as combinações da culinária mineira já são bem antigas.
Combinar um café quentinho com fatias de queijo minas, por exemplo, é uma tradição que começou lá no século XVIII e até hoje faz sucesso nas manhãs e tardes de Minas Gerais e de outras regiões do Brasil.